segunda-feira, 22 de julho de 2013

Duplicação da Adutora do Jatobá vai reduzir racionamento de água em Arcoverde

O governador Eduardo Campos anunciou, durante passagem pelo município sertanejo de Arcoverde, nesta segunda-feira (22/07), a duplicação da adutora e ampliação da bateria de poços da Bacia do Jatobá, responsável por duplicar o abastecimento da cidade. A obra deverá ficar pronta em até oito meses. Eduardo também autorizou o início da construção de mais uma Escola Técnica Estadual (ETE) em Arcoverde e visitou as obras da unidade da Universidade de Pernambuco (UPE) no município. 

A ampliação da adutora é considerada uma "obra de emergência", uma vez que irá reduzir o racionamento na cidade até que a Adutora do Agreste fique pronta, em 2015. "Arcoverde será abastecida pela águas do rio São Francisco, por meio da Adutora do Agreste, que está aprazada para 2015. Como não podemos ficar esperando a adutora definitiva, resolvemos fazer esse investimento expressivo de ampliação de 122% na capacidade da bacia do Jatobá", explicou Eduardo. Atualmente, o sistema de rodízio chega que a 17 dias sem água para três dias com água.

Serão implantados 74 quilômetros de tubulações, com 400 milímetros de diâmetro, abastecendo os municípios de Arcoverde e Serrita, além de povoados vizinhos. Os cinco poços integrados passarão a disponibilizar 200 litros de água por segundo - mais do que o dobro da atual oferta, que é de 90 litros por segundo. “As ações também chegam ao mundo rural, que também será abastecido”, garantiu o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos.  

EDUCAÇÃO - A ETE de Arcoverde, que recebeu o nome de Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, ficará pronta no prazo de um ano. O investimento na unidade foi de R$ 8,6 milhões. A nova ETE vai atender moradores dos municípios de Arcoverde, Alagoinha, Pedra, Pesqueira, Sertânia e Venturosa. Eduardo também fez a entrega simbólica dos tablets para alunos de seis escolas de Arcoverde. Ao todo, 1.095 equipamentos serão distribuídos na região.  

O governador ainda vistoriou as obras da primeira unidade da UPE em Arcoverde. A obra encontra-se em fase de fundação, com prazo de entrega estipulado para outubro de 2014. 

Nenhum comentário: