quarta-feira, 10 de julho de 2013

Centrais Sindicais se unem e vão às ruas no próximo dia 11 em defesa dos direitos dos trabalhadores

O Dia Nacional de Luta vai ser marcado por greves, paralisações e manifestações
A união de sete centrais sindicais e de 40 entidades do movimento social vai dar o tom do Dia Nacional de Luta em Pernambuco. O objetivo da mobilização, que acontece nesta quinta-feira (11), é cobrar o cumprimento de uma pauta de reivindicações entregue ao Governo Federal durante a 7ª Marcha das centrais sindicais, realizada em março, em Brasília, com mais de 50 mil pessoas. 
Participam das manifestações no Estado, a Força Sindical, a Central única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Nova Central (NCST), a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e a Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas).  Também vão aderir a mobilização a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
“Até podemos ter divergências políticas, mas queremos unidade de ação na defesa dos direitos dos trabalhadores”, afirmou Aldo Amaral, presidente da Força Sindical em Pernambuco, sobre a adesão das centrais sindicais.
A manifestação em Pernambuco vai ter duas frentes de atuação, uma em Suape e outra no centro do Recife. A primeira, no Complexo Portuário de Suape, terá concentração a partir das 7h, na Curva do Boi, em frente à Fábrica da PTA.
Já a segunda frente de manifestação vai reunir milhares de trabalhadores numa grande caminhada pelas ruas do centro do Recife. A concentração vai ser na Praça do Derby, a partir das 14h. De lá, os dirigentes sindicais e trabalhadores seguem para a Avenida Guararapes, onde vão fazer uma parada na Assembleia Legislativa de Pernambuco para entregar a pauta de reivindicações trabalhista e social.
 “Vamos mostrar que o movimento sindical está vivo e cada vez mais forte em Pernambuco. Marcharemos mais uma vez em defesa dos direitos dos trabalhadores que têm sido preteridos pelos governantes”, disse Aldo.
REIVINDICAÇÃO - A pauta reivindicada pela Força Sindical foi aprovada na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em 2010, no Estádio do Pacaembu. As principais reivindicações são: o fim do fator previdenciário, jornada de 40 horas semanais sem redução salarial, reajuste digno para os aposentados, mais investimentos em saúde e educação, transporte público de qualidade, fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização, reforma agrária, fim dos leilões do petróleo, combate à inflação e a recuperação das perdas do FGTS.

Nenhum comentário: