sexta-feira, 19 de julho de 2013

Arcotrans dá início a acessibilidade nas calçadas de Arcoverde

A Autarquia de Trânsito de Arcoverde - Arcotrans começou a instalar, nessa quinta-feira (17), 40 rampas de acesso nas calçadas do Centro e do bairro do São Cristóvão. Essa ação é pioneira no interior do estado, já que muitas cidades sofrem com a falta de acessibilidade.
 
“Essa ação é emergencial, enquanto o Projeto de Acessibilidade para todo o município aguarda aprovação para possíveis financiamentos. Mas, enquanto isso não poderíamos negligenciar o direito de ir e vir”, esclarece a prefeita Madalena Britto.
 
 As rampas seguem o padrão da Norma 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT, que fala da Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Cada rampa possui 1,20m x 1,20m e estará localizada em pontos estratégicos próximos a faixas de pedestres, por exemplo.
 
Cada local receberá a cerâmica tátil, para que o deficiente visual possa identificá-la na passagem da bengala, onde também estará devidamente sinalizado para todas e qualquer pessoa. 
 
“Nós queremos proporcionar a maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente”, explica o presidente da autarquia Vlademir Cavalcanti. 

Nenhum comentário: