segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dilma lança hoje edital para contratação de médicos estrangeiros

A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou na manhã desta segunda-feira (8), em seu programa semanal de rádio, que o governo "não vai medir esforços" para melhorar os serviços públicos oferecidos à população brasileira. A declaração da presidente foi dada a poucas horas do lançamento do programa "Mais Médicos", em elaboração pelo governo desde março e que prevê edital para a contratação de médicos estrangeiros, além da abertura de novas vagas para cursos de Medicina pelo país.

Segundo a presidente, o pacto voltado para a saúde, em resposta à onda de protestos que tomou o país, contempla a aceleração dos investimentos já contratados para melhorar a estrutura da rede pública do Brasil. De acordo com Dilma, o governo está investindo R$ 7,4 bilhões na construção, reforma e compra de equipamentos para postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais.

"Para que tudo isso funcione bem e para que possamos dar um tratamento digno e eficiente à população, vamos precisar de mais médicos para trabalhar, principalmente nas periferias das grandes cidades, no interior do país e nas regiões Norte e Nordeste, onde mais faltam médicos", afirmou a presidente ao acrescentar que em 2014 serão investidos mais R$ 5,5 bilhões em novas unidades.

"Nós sabemos que os nossos médicos estão comprometidos com a qualidade do serviço público, mas, infelizmente, eles ainda são em número insuficiente para garantir atendimento em toda a rede pública de saúde", disse ao classificar como "um problema muito sério" a falta de médicos pelo país na medida em que haverá um aumento nos investimentos na saúde com a construção de novas unidades de atendimento.

Dilma voltou a destacar o caráter emergencial da seleção de médicos estrangeiros e assegurou que as contratações ocorrerão prioritariamente onde há mais falta de profissionais da área. Segundo ela, caberá aos municípios, após seleção por meio de edital para contratação de médicos estrangeiros, o compromisso de acelerar investimentos na construção e reforma de unidades de atendimento de saúde. (Blog do Magno)

Nenhum comentário: