quarta-feira, 17 de julho de 2013

Programa Pacto pela Vida ganha reforço no Recife

“Um gesto de ousadia, inovação, de coragem política da gestão municipal”. Isso é o que representa, na visão do governador Eduardo Campos, o Pacto pela Vida do Recife, programa lançado nesta quarta-feira (17/07) pelo prefeito Geraldo Julio. A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro.

Para o governador, o know how adquirido por Geraldo, que esteve a frente do Pacto pela Vida por mais de dois anos na Secretaria de Gestão e Planejamento, serviu para alavancar o projeto municipal. “No primeiro ano, lá em 2007, desenhando o Pacto, trazendo gente de todas as experiências mundo afora, fazendo seminários. A gente não tinha nem perto do que vocês têm aqui com seis meses. Fico feliz de ver o passo largo que vocês já deram”, disse Eduardo.

O programa segue os moldes do Pacto estadual, com um modelo de gestão com quatro câmaras setoriais e reuniões de acompanhamento e medições semanais. “É uma concepção de uma política pública estruturada que valoriza a prevenção, a mediação de conflitos, a conquista de direitos. Gesto de ousadia, inovação, de coragem política da gestão municipal sobre um tema muito presente na vida brasileira, sobretudo nas últimas duas décadas”, destacou o governador.

Eduardo ressaltou as conquistas desde a implantação do Pacto em 2007, entre as quais a premiação da Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área da Segurança Pública, em junho deste ano. “Você pega o mapa do Nordeste, recorta de 2002 para 2012, não tem um Estado que tenha reduzido a criminalidade. Só tem um: Pernambuco. Não é por acaso. É porque tem trabalho. Você imagina o que é isso moendo com as prefeituras se engajando na mesma proporção?”, colocou.

Nenhum comentário: