segunda-feira, 24 de março de 2014

Atividades nos Centros de Referência do Projeto São Francisco abordam o uso racional da água

 Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, moradores dos municípios de Salgueiro (PE), Custódia (PE) e Brejo Santo (CE) participaram de atividades nos Centros de Referência em Comunicação Social do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Além de ações de conscientização do uso da água, a comunidade pode aprender mais sobre o Projeto e seus programas ambientais.
 A aluna Vivian Francelino, da escola municipal Cleuzemir Pereira, participou da palestra sobre o uso racional da água e aprendeu sobre a conservação dos recursos hídricos. “A aula foi boa. Eu achei os vídeos legais. Isso é bom porque sem água a gente não vive. A água é boa, queremos água limpa sempre, que ela não fique suja. Foi muito bom o Rio São Francisco aqui em Salgueiro e todas as regiões”, afirma.
 As atividades são abertas ao público e se estenderão até o final do mês de março. Em cada encontro, são realizadas palestras educativas e apresentação de vídeos. Cada uma das três cidades conta com um Centro, que tem a missão de prestar esclarecimentos à população sobre o Projeto. Desde 2009, mais de 13 mil pessoas visitaram os Centros de Referência. Somente no ano passado, mais de quatro mil pessoas estiveram nos espaços.
 De acordo com a professora Maria Claudia Dantas, é essencial motivar a conscientização dos alunos para se garantir o acesso à água limpa.  “Apesar de nós trabalharmos o tema muitas vezes na sala da aula, nós percebemos que eles se apropriam do conhecimento, mas nem sempre mudam de atitude. Essas atividades são diferenciadas, aprofundadas e têm a ver com a nossa realidade. Vão despertar novas atitudes e melhorar a conscientização”, conta.
 Os Centros de Referência instalados ao longo da obra fazem parte do Programa de Comunicação Social, um dos 38 Projetos Básicos Ambientais do empreendimento. A Integração do Rio São Francisco tem 477 quilômetros de canais de concreto, formando os Eixos Norte e Leste e outras estruturas para conduzir a água no semiárido nordestino. Atualmente, o projeto conta com mais de 9.500 mil profissionais e 2.949 máquinas em atividade em toda obra, situada em trechos no Ceará, Paraíba e Pernambuco.
 Conheça mais sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco no endereço:  http://integracaosaofrancisco.gov.br.

Nenhum comentário: