O primeiro dia da 33ª Reunião do Conselho de Administração do ParlAmericas (Parlamentares para as Américas) foi marcado pela discussão de metas fundamentais a serem adotadas para o desenvolvimento da região e pelo pedido de cooperação entre os países para implementação dessas metas.
Representantes das 11 nações que atualmente dirigem o Conselho estiveram presentes no encontro. Entre eles, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT), representante oficial do Brasil, que prometeu se empenhar para que o governo brasileiro ofereça mais parcerias aos vizinhos.
Foram traçados cinco eixos de atuação sobre os quais os países do continente devem formular políticas que têm potencial de originar sensíveis ganhos sociais para as três Américas e o Caribe.
Aperfeiçoar a promoção da democracia, estimular um melhor ambiente econômico, investir na segurança e no combate ao crime organizado, capacitar os agentes parlamentares e aumentar a participação política das mulheres foram as propostas discutidas na reunião dos dirigentes do ParlAmericas, que acontece até esta sexta-feira (21), em São Domingos, República Dominicana.
A cooperação técnica foi outro assunto fortemente abordado, tendo em conta que países que detém mais conhecimento em algumas áreas, como o Brasil, podem ajudar outros da região sem tanta experiência. O líder do PT no Senado garantiu ao Conselho que buscará integrar a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, às discussões sobre os temas.
"A ABC tem uma imensa bagagem e uma folha de serviços prestados a inúmeros países e organismos internacionais. Então, vou trabalhar no Brasil para que ela se agregue ao ParlAmericas na ajuda aos nossos vizinhos para implementação de políticas importantes ao nosso continente", explicou o líder do PT no Senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário