segunda-feira, 17 de março de 2014

CONDEPE/FIDEM participa do II Fórum da ANIPES

A Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatísticas (ANIPES), em parceria com o Instituto Jones dos Santos  Neves (IJSN) realizam nos dias 18 e 19 de março, na cidade de Vitória/ES, o II Fórum de Presidentes e Gestores das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística. O evento reunirá representantes de todos os estados do Brasil.
Nesta segunda edição serão discutidos temas referentes ao planejamento territorial, com a proposta da nova regionalização do Brasil, projeto Contas Regionais, aperfeiçoamento da contagem populacional 2015, dentre outros. A programação também contará com as palestras de Wasmália Bivar, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de Marcos Aurélio Costa, coordenador da Plataforma Ipea de Pesquisa em Rede.
Ainda durante o encontro serão traçadas as diretrizes para a atuação da ANIPES e definidos os planos de trabalho das comissões de Capacitação, Elaboração do Boletim de Estatísticas Públicas, Indicador Anipes de Desenvolvimento Municipal e Demografia. 
De acordo com o presidente da ANIPES e da Agência CONDEPE/FIDEM, Maurílio Lima, o evento é uma oportunidade de integrar as diversas instituições de pesquisa do Brasil. "O Fórum é mais uma instância para reunir os órgãos filiados. Nesta edição, em especial, além de serem discutidos importantes temas que implicarão na reforma estatutária da instituição, o Secretário  de Avaliação e Gestão da Informação, do Ministério do desenvolvimento Social e Combate a Fome, Paulo Jannuzzi, apresentará a utilização do cadastro Único como fonte estatística social para os 20% mais pobres da população brasileira e o Censo do Sistema  Único da Assistência Social (Suas)", salientou.
ANIPES - Os encontros anuais são realizados, desde 1996, para discussão de temas de interesse comum de órgãos produtores de estatísticas públicas e de dados para as atividades de formulação e avaliação de políticas públicas. Desde a sua fundação em 1999, os encontros anuais tem se constituído em importantes instâncias para discussão técnica e da agenda de trabalho das instituições filiadas. Com a criação do Fórum de Dirigentes serão intensificadas as articulações interinstitucionais dos órgãos regionais; estados e municípios; e órgãos federais; IPEA e IBGE, além dos Ministérios, para o desenvolvimento e compartilhamento de metodologias de produção de informação estatística para planejamento, monitoramento e avaliação de Políticas Públicas no Brasil, em seus diferentes contextos regionais. O resultado das atividades do fórum conduzirá o programa de trabalho definido nos encontros anuais.

Nenhum comentário: