quinta-feira, 20 de março de 2014

Secretário de Agricultura anuncia investimentos para a agricultura familiar

A pactuação de nove Planos de Redes Produtivas traz novas oportunidades para fortalecimento da produção e elevação da renda dos produtores

No dia de São José, santo conhecido como o padroeiro dos agricultores, além da chuva que anuncia boas colheitas, o dia foi marcado pelo anúncio de investimentos da ordem de R$ 27 milhões para produtores familiares das redes da fruticultura, avicultura, pesca artesanal, grãos, raízes e tubérculos e turismo rural. Em encontro realizado no município de Glória de Goitá, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, assinou as pactuações das Matrizes de ações e investimentos dos Planos Territoriais de Redes Produtivas, localizadas na Mata Norte e Agrestes Setentrional, Meridional e Central.
As matrizes destas redes foram elaboradas com pelos Grupos dos Territórios Produtivos, formados por representantes dos agricultores e agricultoras familiares, instituições públicas e privadas e da sociedade civil, em um trabalho conjunto com a participação de 404 instituições, dentre estas 248 organizações produtivas familiares, além de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, sindicatos, prefeituras, instituições de ensino, pesquisa, financeira e de ATER.
As ações fazem parte do Programa Territórios Produtivos, conduzido pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, com o objetivo de fortalecer as atividades da agricultura familiar e promover o desenvolvimento rural sustentável. A estratégia acontece com a elaboração de Planos Territoriais, numa iniciativa de articulação de políticas públicas, envolvendo Estado e Sociedade Civil Organizada.
Estes nove planos, pactuados hoje, resultam de uma ação conjunta entre Governo e sociedade. Uma nova forma de fazer políticas públicas, que aposta na construção coletiva, envolvendo a participação da comunidade na decisão de medidas que beneficiam os que mais precisam”, afirma Santos. Para a representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Glória de Goitá, Fátima Calheiros a reunião marcou um momento muito significativo para os agricultores. “Somos protagonistas na construção de políticas públicas. E isso é muito especial”, declara.
O secretário lembrou, ainda, que estes financiamentos serão ampliados, visto que, ainda serão somados o apoio de ações e investimentos de outras entidades parceiras que atuam na perspectiva do desenvolvimento rural.

Nenhum comentário: