sexta-feira, 21 de março de 2014

Municípios se reúnem com MPT para discutir desmobilização em Suape


Recife, Ribeirão e Sirinhaém estiveram, nesta sexta (21), na sede do órgão


Continuam as reuniões para decidir o futuro dos trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima - Suape. Desta vez, em encontro presidido pela procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco Débora Tito, três dos municípios localizados no entorno das obras foram orientados a respeito da implementação de políticas públicas para a solução do problema da recolocação dos trabalhadores demitidos. Representantes de outras três cidades, Escada, Moreno e Rio Formoso, também foram convocados, mas não compareceram. Além da procuradora, também estava presente o auditor fiscal Carlos Asfor.

Como parte dos trabalhos do fórum Remos, criado no ano passado para resolver os impasses trabalhistas ligados à desmobilização na refinaria, a reunião desta sexta foi uma continuação do último encontro,em janeiro deste ano, quando foram entregues notificações recomendatórias a empresas e municípios envolvidos na questão. Hoje, a procuradora cobrou das lideranças municipais a elaboração de planos locais para a recolocação da mão de obra dispensada ou a ser, até 2015, além da coleta de dados dos postos de trabalhos nos respectivos municípios disponíveis a receber os trabalhadores desmobilizados. 

A procuradora se baseou em planejamento apresentado pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, uma das cidades que já têm planos para os futuros desempregados. Às cidades foi dado prazo de 45 dias para a apresentação dos projetos. No entanto, na próxima reunião, os representantes já devem apresentar alguma movimentação.

Na próxima reunião, que se realiza no dia 31 de março, devem estar presentes todos os municípios e empresas relacionadas à problemática. No encontro, devem ser entregues pelos empregadores relatórios de todos os trabalhadores empregados ou recém-demitidos (desempregados), em que devem constar os dados pessoais, escolaridade, cargo que ocupa ou ocupava e faixa salarial de cada um. "Os dados tem por objetivo atender às necessidades das prefeituras para elaborarão de um plano de ação no tocante ao processo de mobilização dos trabalhadores provenientes das obras da Refinaria Abreu e Lima - Suape", relatou Débora. 

Nenhum comentário: