Encontro será na sede do Ministério Público do Trabalho
Nesta sexta-feira (21), às 14h, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco dá prosseguimento a série de audiências com os municípios envolvidos com a questão da desmobilização da mão de obra de Suape. Dessa vez, deverão comparecer à audiência representantes das cidades de Recife, Ribeirão, Escada, Sirinhaém, Rio Formoso e Moreno. O encontro, a ser realizado na sede do MPT, será conduzido em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), dentro das atividades do Fórum para Recolocação da Mão de Obra de Suape (Remos).
Dados - Nos próximos dois anos, 2014 e 2015, as dispensas, que já acontecem e trazem demandas ao MPT, estarão no ápice, considerando o andamento das obras. A expectativa é sejam desligados cerca de 42 mil funcionários, que prestam serviço à Petrobras por intermédio de empresas contratadas.
De acordo com informações iniciais levantadas pelo MPT, é possível que a desmobilização de trabalhadores da refinaria seja a segunda maior da história, ficando somente atrás da de Brasília. Dos 42 mil funcionários, estima-se que 58% da mão de obra seja pernambucana. Dentre os principais problemas a serem discutidos na audiência, está a observância do cumprimento da legislação trabalhista no momento da rescisão dos contratos de trabalho. O MPT e a SRTE já têm recebido denúncias de trabalhadores que estariam sendo dispensados sem os valores devidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário