segunda-feira, 24 de março de 2014

Fóruns de Territórios Produtivos reúnem-se em Ouricuri

Com a participação de cerca de 100 representantes de organizações de produtores familiares, instituições públicas e privadas e organizações da sociedade civil, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, realizou em Ouricuri, uma reunião de socialização das matrizes de ações e investimentos dos Planos Territoriais de Redes Produtivas da Apicultura e Meliponicultura, Caprinovinocultura de Corte, Mandiocultura e Bovinocultura de Leite.
Durante o encontro, foram apresentadas as cinco matrizes de ações e investimentos, elaboradas pelos fóruns territoriais, para que as entidades convidadas possam avaliar às suas atribuições e disponibilidade de recursos, a fim de posterior pactuação e lançamento dos Planos Territoriais de Redes Produtivas do Sertão do Araripe.
O projeto beneficia agricultores familiares de onze  municípios do Araripe (Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Filomena, Santa Cruz, Serrita, Trindade, e  faz parte do Programa Territórios Produtivos, que busca o fortalecimento das principais redes produtivas do Estado, através da articulação de políticas públicas, a fim de promover o desenvolvimento econômico destas atividades. "O nosso objetivo é garantir as demandas que vem dos territórios, que contam com a participação efetiva das organizações de produtores, buscando o avanço contínuo e  a consolidação das ações planejadas”, explica o gerente técnico do ProRural, Joseilton Evangelista.
Na ocasião, foi realizada a entrega de 12 kits apícolas destinados à produção de mel para associações do Araripe. Cada conjunto é formado por 45 colméias, uma mesa desoperculadora, uma centrífuga elétrica e um decantador. A medida faz parte de um convênio da secretaria de Agricultura com a Sudene, envolvendo ainda,  cursos de capacitação para apicultores e caprinocultores, somando investimentos de R$ 771 mil . “Nosso objetivo é promover o crescimento e o desenvolvimento econômico das atividades produtivas familiares”, destaca o diretor de Sustentabilidade e Assentamentos, Reginaldo Alves. “Nesse período de retomada das chuvas, a entrega desse material é muito importante, pois podemos aumentar nosso potencial de produção e o nosso lucro”, afirma o representante da Associação dos Apicultores de Moreilândia – Apim, o agricultor José Luiz Peixoto.
Também foram disponibilizados aos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural da região, dez conjuntos de móveis e máquinas fotográficas digitais, frutos de convênio do ProRural com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Nenhum comentário: