quarta-feira, 19 de março de 2014

Técnicos municipais da Mata Sul capacitados

O Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território Estratégico de Suape capacita técnicos de órgãos municipais e estaduais em Autocad  Map 3D. O curso, que inicia nesta quarta-feira (19), visa fortalecer a capacidade institucional de gestores e técnicos, por meio da estruturação das equipes para o desempenho eficaz do controle urbano e ambiental, contribuindo com o crescimento ordenado e sustentável do Território de Suape. 
Ao todo, serão capacitados 48 técnicos dos municípios de Moreno, Escada, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca, além de técnicos da Agência CONDEPE/FIDEM e CPRH. Com carga horária de 30 horas, neste primeiro módulo, serão discutidos temas referentes a elaboração e análise de projetos de parcelamento do solo, gerenciamento da base cartográfica, criação e análise de mapas topográficos, confecção de modelagem digital de terreno, dentre outros. 
Estruturado em cinco módulos, o projeto faz parte das ações de Fortalecimento Institucional do Programa, cujo objetivo é capacitar um total de 418 técnicos estaduais e municipais. Legislação urbana e ambiental, gerenciamento de projetos, técnicas de monitoramento, avaliação de resultados, orçamento público, prestação de contas, crimes contra a administração pública e resolução de conflito serão alguns dos temas discutidos durante o ciclo de capacitações previstos para conclui no final do primeiro semestre de 2014. 
O PROGRAMA – Formado pelos municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Moreno, Escada, Jaboatão dos Guararapes, Ribeirão, Sirinhaém e Rio Formoso, o Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental é um dos pilares do Plano Território Estratégico de Suape – Diretrizes para uma Ocupação Sustentável. Iniciado em 2006, o Programa é coordenado pela Agência CONDEPE/FIDEM com recursos provenientes do BNDES, por meio de convênio com o Governo de Pernambuco. Dentre as principais ações desenvolvidas pelo Programa estão a cessão de mobiliário para a instalação da Unidades de Controle Urbano e Ambiental; entrega de 50 veículos aos municípios de Moreno, Escada, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes; capacitação dos Conselhos Gestores Municipais; e realização de Oficinas de Diagnóstico para a revisão e/ou elaboração de Planos Diretores dos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Escada, Moreno e Ribeirão.

Nenhum comentário: