domingo, 4 de março de 2012

Estação Experimental de Arcoverde terá unidade modelo de inseminação artificial e transferência de embriões

 O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, Julio Zoé e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Santana, assinam nesta sexta-feira (02/03), ordem de serviço para construção do Laboratório de Melhoramento Genético Animal, na Estação Experimental do IPA, em Arcoverde, que servirá de base física para o desenvolvimento de pesquisas e produção de sêmen e embriões, proporcionando a melhoria genética do rebanho de gado leiteiro do Estado.

Com investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão, o Laboratório vai atender prioritariamente os pequenos produtores de leite do Estado de Pernambuco, por meio, da distribuição de sêmen de reprodutores das raças Holandesa, Girolando e Guzerá leiteiro. Também serão doados embriões, obtidos pela técnica de fertilização in vitro, utilizando-se matrizes de alto valor genético das raças Holandesa, Girolando e Guzerá leiteiro.

O Laboratório de Melhoramento Genético Animal também prestará serviços para médios e grandes pecuaristas, de acordo com a demanda e desenvolverá pesquisas para melhoria genética e eficiência reprodutiva. A meta de produção anual é de 50 mil doses de sêmens, beneficiando 3,3 mil criadores, e 500 embriões, que atenderão inicialmente 160 pecuaristas. O prazo de execução das obras do Laboratório é de três meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.

“Chegou a hora de tirar as pesquisas dos arquivos dos computadores, das prateleiras e disponibilizá-las aos pequenos produtores de leite da região", com essas palavras o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, iniciou o seu discurso, na assinatura da ordem de Serviço para a implantação do laboratório. Segundo ele, ao longo dos anos, o Governo investiu muito em pesquisas e chegou a hora de transferir esse conhecimento aos produtores rurais”, acrescentou.

“Com a construção do laboratório, vamos poder ampliar o atendimento aos criadores da bacia leiteira do Estado, declarou o presidente do IPA”, Júlio Zoé de Brito. Segundo ele, essa ação, vai interiorizar e democratizar os serviços de melhoramento genético, com a finalidade de atingir o maior número possível de pequenos criadores”, disse.

Nenhum comentário: