sexta-feira, 4 de maio de 2012

Comissão de Mobilidade da Alepe debate trânsito e transporte público com especialistas e professores da UFPE

Especialistas em transporte público e professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participam de audiência pública da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco na próxima segunda-feira (7), das 9h às 13h, no Plenarinho III da Casa – Rua da União, bairro da Boa Vista, no centro do Recife. O deputado estadual e presidente da Comissão, Sílvio Costa Filho (PTB), mediará o encontro.  
 
Confirmados na mesa de debates, o consultor em transporte público Germano Travassos; o doutor em transporte e professor da UFPE, Oswaldo Lima Neto; o vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e também professor da UFPE, César Cavalcanti; o reitor Anísio Brasileiro; a diretora de Avaliação e Planejamento Institucional da UFPE, Maria Leonor Alves Maia; o pesquisador em planejamento de transportes e engenharia de tráfego, Leonardo Herszon Meira; e o engenheiro civil Maurício Pina.
 
Em visita à UFPE, no último dia 9 de março, Costa Filho e Anísio Brasileiro estreitaram laços entre a academia e o poder Legislativo. De acordo com o reitor, está sendo articulada a implantação do Instituto de Estudos Superiores na UFPE, com o intuito de incentivar pesquisas que envolvam temas atuais, entre eles, a mobilidade urbana. “São vários cursos interligados. Engenharia civil, geografia, arquitetura e urbanismo. Faremos um levantamento de estudos acadêmicos para contribuirmos com o relatório da Comissão”, enfatizou.
 
Esta será a sétima e última audiência pública realizada pela Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Alepe. Uma carta aberta com a radiografia da mobilidade da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Estado de Pernambuco vai ser apresentada no mês de junho, com planos governamentais já existentes e metas para os próximos 10 anos.
 
Iluminação pública, pavimentação, sincronia entre semáforos, rodízio de veículos, ciclovias, sistema de transporte público integrado, corredores exclusivos para ônibus, passarelas em pontos estratégicos, manutenção das calçadas, acessibilidade, campanhas educativas de trânsito, estacionamentos público-privados, ampliação de agentes de trânsito, fiscalização de carga e descarga de mercadorias, transporte fluvial, central de monitoramento do trânsito, qualificação de taxistas e motoristas de ônibus, são algumas das vertentes reproduzidas no relatório.
 
“É fundamental a participação do corpo docente e dos universitários, assim como da população no geral, para trocarmos experiências e propostas que possam melhorar o trânsito da RMR e a qualidade de vida das pessoas. O diálogo é o melhor caminho”, convidou Costa Filho. 

Nenhum comentário: