domingo, 6 de maio de 2012

Ranilson visita áreas castigadas pela seca no Agreste

Dando prosseguimento à maratona de visitas às áreas castigadas pela seca, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, esteve, na tarde de sábado (04/05), com o prefeito de Sanharó, em cinco propriedades rurais, Ramos fez questão de conhecer, in loco, as necessidades de implantação e sistemas de melhoria no abastecimento.

Na oportunidade, o secretário ouviu as dificuldades dos criadores, em relação aos efeitos da estiagem e saiu do município com os encaminhamentos firmados para melhorar o abastecimento de água nas comunidades rurais visitadas. "Sanharó e uma cidade que produz 50 mil litros de leite/dia, e já podemos ver algumas comunidades alimentando os animais com bagaço de cana, disse Ramos.
De acordo com Ranilson, A prefeitura de Sanharó tem um projeto de universalização do serviço de abastecimento de água, que conta atualmente com 60% das famílias com água em seus domicílios, por meio de 60 quilômetros de redes de distribuição, "Celebramos com o prefeito mais um convênio, que prevê a liberação de recursos para obras de abastecimento d?água no distrito de Jenipapo, beneficiando 110 famílias". Para chegar a 100% do atendimento às famílias com água em casa, o prefeito reivindicou a construção de um reservatório com capacidade para acumular 500 mil litros, que serão distribuir para os 40% das comunidades ainda não beneficiadas, atendendo mais 100 famílias, o que permitirá a cobertura de toda a zona rural do município.

"A obra do reservatório deverá ser concluída num prazo de três meses.Toda a rede de distribuição já está instalada e a captação da água virá do Sistema Biturí, em Belo Jardim", destacou o prefeito.

O secretário se  reuniu, ainda, no final da tarde de ontem, na Estação Experimental do IPA, em Arcoverde, com algumas das famílias que há 30 anos vêm ocupando 95 hectares de terras pertencente ao IPA. Em discussão, a legalização e a doação das terras. Ranilson autorizou a liberação de 74 hectares para a comunidade, sendo 02 hectares para cada família e 06 hectares de área comum para a construção de posto de saúde , sede da associação, entre outros benefícios . O secretário já acionou o IPA para cuidar dos procedimentos legais de doação das terras e o Iterpe, para dar encaminhamento ao processo de regularização fundiária.

No sábado,  acompanhado do deputado estadual, Ângelo Ferreira, e da prefeita de Sertânia, Cleide Ferreira, o secretário visitou uma área também ocupada por 13 famílias, na Estação Experimental do IPA, no município de Setânia. Na ocasião, ele anunciou que vai implantar um sistema de irrigação comunitária para que os agricultores de base familiar possam produzir. "Já solicitei um técnico para fazer o estudo da área para que nos próximos 90 dias a produção esteja iniciada" disse. Ele anunciou, também, que por meio do IPA e do Iterpe vai dar início ao processo de doação e regularização fundiária.

Nenhum comentário: