quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pernambuco será sede do 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde

     Pernambuco foi escolhido entre outras regiões das Américas para receber o 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde. A oficialização da realização do evento no estado aconteceu durante reunião do governador Eduardo Campos com integrantes do Comitê Gestor do Fórum, nesta quinta-feira (13), na Sede Provisória do Governo no Centro de Convenções. O encontro, que está previsto para acontecer em outubro de 2013, discutirá, entre outros temas, o desafio de formar mais profissionais de saúde em todo mundo.

            A preocupação com a formação de recursos humanos é legítima. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o déficit de profissionais é de cinco milhões em todo o mundo. Para Eduardo, além do desafio de formar mais profissionais, é preciso priorizar a humanização da assistência. “Precisamos formar pessoas com a capacidade de assistir bem os usuários do Sistema Público de Saúde. Não compreendemos como o mesmo profissional atende de uma forma no hospital privado e de outra no hospital público. É inaceitável”, cravou.

Participaram da reunião com o governador o representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), David Evans; o representante da Aliança Global da Força de Trabalho da Saúde (GHWA) Masato Muginati; alem de Mozart Sales, secretário executivo do Ministério da Saúde, e o secretário de Saúde Antônio Figueira, entre outros.

A escolha de Pernambuco para sediar o evento levou em consideração a atenção que o Governo do Estado tem dado ao tema.  “O Governo do Estado investiu na contratação de servidores, na construção de novos equipamentos de saúde, em programas inovadores como o Forma SUS e, além disso, investiu na interiorização de cursos como Medicina e Enfermagem”, justificou Mozart Sales, secretário executivo do Ministério da Saúde. Mozart lembrou a implantação do curso de medicina em Garanhuns e das vagas também para o curso de medicina em Serra Talhada, que serão oferecidas pela UPE no vestibular deste ano.

A escolha de Pernambuco também levou em consideração a disponibilidade de comunicação aérea com a Europa e América do Norte. Além da formação de profissionais, o Fórum, que deverá reunir cerca de dois mil participantes de até 40 países, também debaterá a universalização da saúde com qualidade, a regulação profissional e o futuro das profissões de saúde.

A proposta de discutir a formação de profissionais de saúde foi estabelecida em 2006 pela OMS com o objetivo de compartilhar experiências e traçar caminhos, durante uma década (2006-2016), para zerar o saldo negativo. Os outros dois Fóruns Globais aconteceram nos continentes Africano e Asiático. O primeiro em Kampala, na Uganda e o segundo em Bangkok, na Tailândia. O Comitê continua em reunião preparatória para o evento até sexta-feira (14). Esse é o primeiro encontro formal do Comitê.

Nenhum comentário: