domingo, 16 de setembro de 2012

IPA capacita produtores para produção de hortaliças sem agrotóxicos em Vitória de Santo Antão‏

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio da Estação Experimental e do Escritório Municipal de Vitória de Santo Antão, implantam Unidades Demonstrativas para capacitar produtores sobre a produção de hortaliças sem a utilização de agrotóxicos. Os cultivadores de folhosas vêm enfrentando sérios problemas devido à presença de resíduos tóxicos nos produtos comercializados na Central de Abastecimento de Pernambuco (Ceasa) e no comércio local, tendo ocorrido várias autuações e a ameaça de interdição por parte do Ministério Público.
A técnica de produção de hortaliças em estufas de TNT, além de evitar o ataque de insetos causadores de pragas e, consequentemente, a utilização de produtos químicos para combatê-los, permite a obtenção de produtos de excelente qualidade com redução no ciclo das culturas, especialmente das hortaliças folhosas.
Outra novidade implantada no cultivo de hortaliças na região de Vitória de Santo Antão foi o desenvolvimento pelo IPA de um equipamento para marcação de canteiros, o que agiliza o plantio de hortaliças em áreas de agricultura familiar.
O equipamento, que é regulável, permite utilizar vários espaçamentos de acordo com a cultura - coentro, alface e repolho, entre outros. A marcação das covas já sai de forma triangular permitindo um melhor aproveitamento do espaço e dos nutrientes pelas plantas.
Nematoides - A equipe técnica da Estação Experimental de Vitória de Santo Antão e do Escritório Local, também têm realizado demonstrações alternativas para a produção de coentro em áreas infestadas pelo nematoide Rotylenchus reniformis, introduzindo mudanças no sistema de plantio.

Nenhum comentário: