quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Araripina terá reforço de carros-pipa para abastecimento de água

O município de Araripina terá o reforço de dez carros-pipa para garantir o abastecimento de água no município.  Com isso, o serviço passará a ser realizado por 54 caminhões contratados pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A escassez de água foi uma das primeiras carências da população identificadas pela equipe do interventor estadual no município, o tenente-coronel Adalberto Freitas, que negociou a ampliação do programa junto ao Governo do Estado.

Paralelamente, a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) dará início, nos próximos dias, à distribuição de 600 caixas de água entre as famílias da cidade que não possuem cisternas. As medidas integram as ações do Comitê de Enfrentamento à Estiagem do Governo do Estado – Operação Seca. A ideia, segundo Adalberto Freitas, é contar com o apoio do Estado nesse primeiro momento para garantir o atendimento às necessidades da população de Araripina.

O coordenador da Codecipe, tenente-coronel Cassio Sinomar, visitou Araripina na última terça-feira (18) para ver de perto a situação enfrentada pela população do município e definir o calendário de distribuição das caixas de água da Operação Seca, sob responsabilidade da Defesa Civil.
Administrativamente, Adalberto Freitas deu início a reuniões setorizadas com os principais ordenadores de despesa da Prefeitura para realizar um diagnóstico da situação financeira do município. As prioridades, segundo o interventor, são garantir a prestação dos serviços essenciais à população, colocar a folha de pagamentos em dia e, de acordo com o fluxo de caixa, honrar os contratos com fornecedores que tenham cobertura legal.

O interventor encaminhou ao juiz Rodrigo Ramos Melgaço, pedido para desbloqueio das contas bancárias do município para que a administração da cidade volte o mais rapidamente possível ao clima de normalidade. Paralelamente também está sendo realizado o levantamento dos recursos financeiros disponíveis em caixa para saldar os compromissos emergenciais.

Nenhum comentário: