quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Transporte alternativo do Sertão do Moxotó é regulamentado e loteiros cadastrados ganharão benefício

Diferentemente da Região Metropolitana do Recife, o transporte alternativo de passageiros ainda é o mais utilizado pelas pessoas que residem no Interior do Estado, devido a maior oferta de veículos e itinerários. Só no Sertão do Moxotó, cerca de 400 lotações transitam diariamente, transportando mais de quatro mil pessoas que precisam cruzar os munícipios para realizar compra e venda de mercadorias, ir ao médico, estudar, etc. Neste semana, os usuários que utilizam o transporte na região tiveram a garantia que vão circular em veículos mais seguros. Já os loteiros, como são chamados os condutores dos veículos, receberam um incentivo a mais para melhorar o serviço que realizam.

É que o município de Arcoverde, cidade que faz parte dos principais roteiros de viagem realizados pelos loteiros do Sertão do Moxotó e Pajeú, regulamentou o transporte na cidade e os loteiros cadastrados na cidade serão beneficiados pela Lei Estadual nº 13.943, que concede isenção do IPVA para veículo rodoviário destinado ao transporte alternativo de passageiros.
Para ser beneficiado com isenção do IPVA, o veículo deve ter a capacidade de transportar de 12 até 20 passageiros, incluindo o condutor; utilizar combustível do tipo óleo diesel; e ser matriculado em município que não integre o Grande Recife; além disso, os motoristas também devem possuir curso de condutor específico.

Todos os veículos também são obrigados a usar equipamento de controle de velocidade, chamados de tacógrafos, e a operar com veículos em boas condições de higiene, segurança e conforto.

“Todos nós sabemos que o transporte público no interior é quase inexistente, os chamados loteiros são de fundamental importância para transportar a população”, afirmou o deputado Júlio Cavalcanti (PTB), que desde o início do ano vem lutando pela melhoria do transporte do Sertão do Estado.

No último mês de fevereiro, o deputado Júlio Cavalcanti se reuniu com o Secretário Estadual da Fazenda, Paulo Câmara, para tentar operacionalizar a concessão da isenção do IPVA para os loteiros. O encontro contou com a presença do presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo de Passageiros da Região do Moxotó e do Pajeú, André França, e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Arcoverde, Wellington Araújo.  “O secretário estadual concordou com as nossas sugestões e se comprometeu a conceder a isenção para os loteiros que cumprirem as exigências da lei”, contou Júlio Cavalcanti.

Segundo o deputado, além de garantir mais segurança para os usuários, que passarão a contar com veículos fiscalizados, a medida também irá proporcionar um benefício para os cofres públicos estaduais, pois, atualmente, boa parte dos veículos de transporte alternativo de aluguel é emplacada fora do estado de Pernambuco, deixando o poder público de recolher outras taxas, como alvará, taxa de bombeiro e licenciamento.

RECEPTIVO - Para dar suporte aos loteiros e passageiros do Sertão do Moxotó e Pajeú, a Prefeitura de Arcoverde está construindo, em ritmo acelerado, o receptivo de lotações e passageiros, localizado na rua Zeferino Galvão, no centro da cidade. O espaço terá cerca de cinco mil metros quadrados, entre a área construída e a do estacionamento, e abrigará 120 lotações. A estrutura terá também lanchonete, berçário, banheiros, guarda volumes e descanso para os motoristas.
A obra de mais de R$ 700 mil reais deve beneficiar milhares de passageiros, provenientes de municípios vizinhos, como Buíque, Pedra, Venturosa, Tupanatinga, Manarí, Sertânia, Ibimirim, Custódia, entre outros.

Nenhum comentário: