segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ibope: Geraldo lidera com 33% e Humberto cai para 25%

Conforme este blog antecipou, ontem, o candidato a prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), dispara na disputa, segundo aponta a quarta pesquisa de intenção de voto da Folha/TV Globo/Ibope divulgada hoje. O socialista aparece com 33% da preferência do eleitorado, contra 25% de Humberto Costa (PT).
A surpresa nesta nova rodada é protagonizada pelo representante da coligação Renova Recife (PSDB/PPS/PTdoB) Daniel Coelho. O deputado estadual tinha 9% no dia 16 de julho, caiu para 7% no dia 3 de agosto e chegou a 10% no dia 16 do mesmo mês.
Agora, o tucano surge com 15%, apesar de contar com menos de quatro minutos no guia eleitoral de rádio e TV. Mendonça Filho (DEM) sofreu uma queda vertiginosa neste levantamento, ao sair de 16% do estudo anterior para 8%.
Os demais postulantes não passaram de 1%. Os votos brancos/ nulos representam 8%, e o mesmo percentual foi constatado entre eleitores que não sabem ou não responderam.
Candidato do governador Eduardo Campos (PSB), Geraldo Julio lidera a pesquisa após duas semanas de guia eleitoral no rádio e TV. O socialista conta com quase 13 minutos de programa impulsionado por um conjunto de forças formado por 14 partidos.
Na primeira rodada do Ibope, o ex-secretário estadual tinha 5%, pulou para 12% na segunda e ficou com 16% na terceira, e agora abre oito pontos percentuais em relação a Humberto.
O socialista tem a preferência de voto dos homens e mulheres do Recife e ganha dos demais concorrentes em todas as faixas etárias. Por escolaridade, no entanto, Geraldo perde para Humberto entre aqueles que têm até a 4ª série do Ensino Fundamental - tem apenas 27% contra 37% do petista. O cenário muda no eleitorado com nível superior, que prefere Geraldo ao invés de Humberto, com 38% e 15%, respectivamente.
O Ibope também ouviu o eleitorado do Recife por renda familiar. Geraldo Julio tem a preferência de quem ganha mais de cinco salários mínimos, com 34%; seguido por Daniel Coelho, com 23% das pessoas afirmando votar no tucano.
Humberto aparece na terceira posição com 20%, mas assume a liderança entre os que ganham até um mínimo, onde tem 30%, seguido por Geraldo, com 28%; e Mendonça Filho, com 11%. Daniel ocupa a quarta posição com 9%.
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, na qual os eleitores não têm acesso aos nomes dos candidatos, Geraldo Julio também ultrapassa o segundo colocado e foi lembrado por 27% dos pesquisados na Capital pernambucana. Humberto tem 17% da preferência e Daniel aparece com 10%. Mendonça Filho não passa dos 3%.
A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro e ouviu 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 95%. O registro no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) é 00094/2012. (Magno Martins)

Nenhum comentário: