sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Para Ideli Salvatti, futuro órgão de Ater deve ficar no MDA‏

Brasília – A ministra-chefe da Secretaria de Articulação Institucional, Ideli Salvatti, afirmou hoje, na audiência concedida à direção da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que o futuro órgão nacional de Ater terá que ser vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. “A Embrapa já está com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).”

A ministra defende, como o seu colega Pepe Vargas, do MDA, a universalização dos serviços de extensão, dentro das estratégias de eliminação da fome e da miséria no meio rural. Segundo ela, esse entendimento está contemplado no programa governamental.  Natural de Santa Catarina, a ministra revelou  intimidade com a questão do campo e reconheceu a importância da Ater para  garantir a permanência dos agricultores no meio rural.

No encontro, o presidente da Asbraer, Júlio Zoé de Brito, defendeu ainda que o futuro órgão nacional de Ater seja uma empresa pública de direito privado, a fim de permitir uma gestão menos burocratizada. Lembrou para a ministra a importância de criar um fundo de Ater, para garantir os investimentos nos serviços e facilitar os repasses entre a União e as unidades da Federação.

Na audiência, Júlio Zoé estava acompanhado do vice-presidente da Asbraer e presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza; da presidente da Emater do Pará, Cleide Amorim; do presidente da Emater de Minas Gerais, Marcelo Lana; do presidente da Emater do Distrito Federal, José Guilherme Tollstadius Leal,  do diretor executivo da Asbraer, Hector Carlos Barreto; e Leonardo Kalil, gerente da Divisão de Projetos Especiais  da Emater mineira.

Nenhum comentário: