segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SARA e FETAPE debatem estiagem no Semiárido

A reunião do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Pernambuco (FETAPE) colocou em pauta a estiagem no Semiárido pernambucano, na quarta-feira (29). Participaram do encontro o secretario executivo da Agricultura Familiar e gerente geral do Prorural, Aldo Santos, e o gerente do Pronaf do Banco do Nordeste para Pernambuco, José Plácido, além de representantes de 179 sindicatos de todas as regiões do Estado.
 No evento, líderes de polos sindicais do Sertão, Agreste e Zona da Mata tiveram a oportunidade de apresentar a situação pela qual passam seus municípios e tirar dúvidas sobre os programas de combate à estiagem no âmbito estadual e federal. Os principais temas abordados foram a entrega de milho destinada a alimentação do rebanho, as rotas dos carros-pipa, a construção de cisternas e barragens e a liberação de crédito emergencial.
 
Para Aldo Santos, a participação e o envolvimento de todos na discussão de medidas para atenuar os efeitos da estiagem são vitais. “O momento é de emergência, estamos atentos a essa realidade. Mas é imprescindível a organização e o  engajamento de todos para garantir que o agricultor familiar tenha acesso aos programas”, destaca o secretario, informando que Pernambuco já disponibilizou 13 mil operações de crédito emergencial, quantidade superior a alcançada pelos estados da Bahia e do Ceará.
 
No encontro foi exibido uma nova ferramenta para auxiliar o gerenciamento das medidas voltadas ao combate à estiagem. Trata-se de um formulário online, localizado no site da FETAPE,  no qual o agricultor pode deixar críticas e sugestões que serão encaminhadas ao Comitê Integrado de Combate à Seca. O Comitê se reúne semanalmente e tem por atribuição acompanhar a distribuição de água por pipeiros,  as atividades do Água para Todos, a renegociação das dívidas dos produtores, a liberação de novas linhas de crédito e a concessão do Bolsa Estiagem.

Nenhum comentário: