terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ministério do Desenvolvimento Agrário capacita extensionistas do IPA para o Plano Brasil sem Miséria no Cetreino em Carpina.‏

Extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco se reúnem durante toda esta semana, no Centro de Treinamento do IPA (Cetreino) para o curso de Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural do Plano Brasil Sem Miséria. A capacitação faz parte da Chamada Pública do Território da Cidadania do Sertão do Pajeú, beneficiando diretamente 2,3 mil famílias. Além de serviços de assistência técnica e extensão rural, cada uma delas receberá R$ 2,4 mil, divididos em três parcelas, para a implantação de projetos de estruturação produtiva.
O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Demetrius Fiorante, destacou, durante a solenidade de abertura, a parceria estratégica com o governador Eduardo Campos, que tem empenhado esforços, não apenas no cobate à pobreza, como no fortalecimento da agricultura familiar em todo o Estado, viabilizando a prática de políticas públicas decisivas para o desenvolvimento das mais diversas cadeias produtivas.
“Este encontro é uma oportunidade para socializar o nosso principal instrumento de trabalho, o conhecimento”, disse o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito. Ressaltou, ainda, a responsabilidade dos 30 técnicos que estão se capacitando, em construir as condições necessárias para que os agricultores familiares façam valer sua cidadania na inclusão produtiva e na amenização da pobreza extrema no meio rural.
Os extensionistas estão sendo orientados e sensibilizados pela nova metodologia estratégica do MDA, desde o estudo das cadeias produtivas vocacionais da região à comercialização, passando pela elaboração de projetos agropecuários. “Durante estes cinco dias, os técnicos irão conhecer todos os instrumentos necessários ao desenvolvimento e ao acesso dos pequenos produtores às políticas públicas de combate a pobreza no campo”, ressaltou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do IPA, Genil Gomes.

Nenhum comentário: