sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sertão do Pajeú e do São Francisco recebem seminário da Pesca Artesanal

O programa de repovoamento e recuperação dos estoques pesqueiros nas bacias hidrográficas de Pernambuco, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF), será um dos temas abordados no Seminário sobre Pesca Artesanal no Sertão do São Francisco e Pajeú.

O evento acontece entre os dias 28 e 29, no município de Petrolândia, região do São Francisco. A ministração e apresentação das iniciativas voltadas à essa atividade, criadas e difundidas pela SEAF, será realizada por representantes da diretoria de Aquicultura e Pesca da unidade, nesta sexta-feira, a partir das 14h, no salão paroquial da cidade.

No sábado, como demonstração prática do projeto de aquisição de canoas e apetrechos de pesca, serão entregues à colônia de pescadores Z – 23, localizada no mesmo município, dez canoas, panagens de rede, isopor e coletes salva vidas. A ação vai beneficiar 118 famílias que têm nessa ocupação sua principal fonte de renda. O investimento é da ordem de R$ 47 mil.

Aquisição de equipamentos - O objetivo desse programa é incentivar e fortalecer a piscicultura em todo o Estado. De acordo com Aldo Santos, secretário executivo da Agricultura Familiar e gerente geral do ProRural, por meio de iniciativas como essa, o Governo se torna um parceiro presente nas comunidades, possibilitando, assim, o desenvolvimento da atividade na regiāo.

“A pesca artesanal, apesar das adversidades que tem enfrentado, ainda é responsável pelo crescimento econômico dos estados do Norte e do Nordeste e, principalmente, pela subsistência de comunidades ribeirinhas. Portanto, é preciso um esforço no sentindo de estimular essa cadeia produtiva, oferecendo os meios para a ampliação da pesca em Pernambuco”, salientou.

Nenhum comentário: