quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Turistas podem conhecer atrativos do Interior pernambucano no Expresso da Copa

A proposta, apresentada pelo deputado Júlio Cavalcanti,  busca oferecer roteiro turistíco em cidades do Agreste e Sertão do Estado

Com o objetivo de promover a divulgação e facilitar o acesso dos turistas às belezas e diversidade cultural do Interior de Pernambuco durante a Copa de 2014, movimentando a economia desses municípios e incentivado a produção artística local, o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) apresentou, nesta quarta-feira (12), várias propostas ao Governo do Estado.

Uma das sugestões seria a criação de um circuito de turismo no qual o Interior seja incluído, aproveitando as potencialidades de cada região. Os roteiros pré-definidos seriam percorridos pelo Expresso da Copa, um ônibus de turismo, que sairia dos hotéis do Recife em direção as cidades como, por exemplo, Gravatá, Bezerros, Caruaru, Pesqueira, Buíque e Arcoverde. “No ônibus, representantes artísticos das cidades mostrariam a arte e cultura de cada uma delas, a exemplo do forró de Caruaru, do Coco de Arcoverde e das rendas de Pesqueira”, explicou Júlio Cavalcanti durante pronunciamento na Assembleia Legislativa.

O deputado lembrou ainda que a Copa do Mundo será realizada no período de 12 de junho a 13 de julho de 2014, isto é, em pleno período de festas juninas. “Os pacotes também podem incluir hospedagem de uma noite nos principais polos do São João, como Caruaru e Arcoverde. Sou daqueles que acredito que podemos sim ser beneficiados com a realização da Copa do Mundo em nosso Estado”, disse o deputado, lembrando ainda que o projeto pode, após a Copa, ter continuidade.

Júlio Cavalcanti sugeriu ainda que elementos de nossa cultura interiorana sejam incluídos nos materiais produzidos pelo Governo do Estado para divulgação da Copa. “Alguns símbolos poderiam ser feitos pelos nossos mestres”, sugeriu.

As propostas serão debatidas por Júlio nesta quinta (13), quando participará do seminário regional “Pernambuco na Copa Do Mundo Da Fifa 2014”, que será realizado no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. O seminário regional vem sendo realizado  pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) em vários municípios pernambucanos.  

O deputado pretende, ainda, agendar reunião com o secretário de Turismo, Alberto Feitosa, para sugerir duas opções de roteiro, com seus respectivos atrativos, para o Expresso da Copa, para que a viabilidade do projeto seja estudada. Um dos ônibus faria o percurso Recife (saída), Gravatá, Bezerros e Caruaru. O outro Recife, Caruaru, Pesqueira, Buíque e Arcoverde.

Nenhum comentário: