quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Armando cobra de Tombini regulamentação do cadastro positivo

Senador afirma que consumidor é quem mais sofre com spreads altos

O senador Armando Monteiro (PTB) cobrou do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, a regulamentação do cadastro positivo como forma de redução do spread bancário. Convidado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, Tombini tratou da evolução e perspectivas da política monetária.

Em resposta ao senador, Tombini garantiu que o Cadastro Positivo está próximo de ser regulamentado e que a questão dos spreads vem evoluindo satisfatoriamente. “O cadastro positivo é um instrumento para possibilitar spreads mais compatíveis com esse novo momento da economia brasileira”, disse Armando Monteiro. O senador apontou o menor ritmo de expansão da economia mundial, o nível ainda elevado de inadimplência doméstica e os investimentos públicos retraídos como fatores prejudiciais à recuperação da atividade econômica no País.

Para Armando, a retomada é lenta em relação à queda da taxa Selic, reduzida em cinco pontos percentuais nos últimos 12 meses. “As despesas operacionais dos bancos no Brasil são maiores do que as dos congêneres lá fora. Há espaço para redução, com impacto positivo sobre os spreads", disse.

Nenhum comentário: