segunda-feira, 5 de julho de 2010

Perfil

Armando de Queiroz Monteiro Neto

Respeitado e admirado em todo o Brasil, Armando Monteiro, 58, é o deputado federal mais votado de Pernambuco, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), do SESI (Serviço Social da Indústria) e do IEL (Instituto Euvaldo Lodi).

Importante parceiro do presidente Lula e do governador Eduardo Campos, Armando Monteiro sempre concentrou sua atuação no desenvolvimento do país e de Pernambuco; na qualificação dos trabalhadores; no fortalecimento das micro e pequenas empresas; e na busca por oportunidades, de forma equilibrada, para todas as regiões de Pernambuco.

Desde 2000, Armando integra a lista dos “Cem Cabeças do Congresso”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A pesquisa, realizada com mais de mil sindicatos de trabalhadores, aponta os parlamentares mais influentes do país. Divulgada no início de junho, a versão 2010 da lista traz o nome dele pelo décimo ano consecutivo.

Nascido em 24 de fevereiro de 1952, é Industrial, formado em Administração de Empresas (Fundação Getúlio Vargas) e Direito (Universidade Federal de Pernambuco), casado e pai de quatro filhos adultos.

Eleito deputado federal pelo PMDB em 1998, com 91.4478 votos, reelegeu-se para a Câmara Federal em 2002 e 2006, com votações crescentes. Em 2002, foram 145.948 votos. Em 2006, ele foi o deputado federal mais votado de Pernambuco, com 205.212 votos.

Em maio de 2003 filiou-se ao PTB, assumindo desde então a presidência do partido no Estado.

Armando iniciou suas atividades sindicais em 1986. Foi diretor e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pernambuco (SIMMEPE), e presidente da Federação da Indústria de Pernambuco (FIEPE) por quatro mandatos consecutivos (1992 a 2004).

Em 2002, assumiu a presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – entidade máxima de representação do setor industrial no Brasil. Foi reeleito para o período 2006/2010. Seu mandato se encerra em 29 de outubro de 2010.

No período de 2003 a 2007, foi Presidente do Conselho Nacional Deliberativo do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

À frente da CNI, conseguiu reestruturar a entidade e reinseri-la no cenário nacional. Em maio de 2010, a entidade promoveu debate com os principais candidatos à Presidência da República, aos quais entregou o documento “A Indústria e o Brasil – Uma agenda para crescer mais e melhor”, que apresenta as expectativas do setor e sua visão de Brasil para os próximos anos. Em 2002, sob a liderança de Armando Monteiro, a CNI tomou iniciativa semelhante, entregando aos presidenciáveis da época, inclusive ao presidente Lula, o documento “A indústria e o Brasil: uma agenda para o crescimento”.

Armando Monteiro é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social da Presidência da República e do Grupo de Acompanhamento do Crescimento, criado pelo governo Lula para monitorar os efeitos da crise internacional no Brasil e propor medidas para minimizá-los. Além disso, integra ou integrou diversas comissões e grupos especiais na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: