sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Deputados estaduais vão aumentar salários para R$ 20 mil semana que vem

O reajuste salarial de 62% aprovado para os parlamentares do Congresso Nacional vai ter repercussão na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na próxima quarta e quinta-feira, será votado o projeto de lei da Mesa Diretora, que garantem a remuneração de cerca de R$ 20 mil aos deputados estaduais, ou seja, 75% do que ganham os parlamentares federais, obedecendo o teto previsto pela Constituição.

Não será apenas a ALEPE que fará o reajuste, outras Casas Leslistativas do País também se preparam para aprovarem seus projetos. É a própria Constituição que obriga os legislativos estaduais a votarem o aumento dos salários antes da vindoura legislatura. Os deputados não podem aprovar reajustes em causa própria dentro para a legislatura vigente.

O mesmo ocorrre com os legislativos municipais, que podem reajustar seus salários um ano antes de uma nova legislatura. Só em 2012 as Câmaras devem aprovar seus projetos. No caso de vereadores, o reajuste varia de 20 a 75% proporcionalmente aos salários dos deputados federais, de acordo com o número de habitantes das respectivas cidades. (Blog da Folha)

Nenhum comentário: