segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Secretaria Municipal de Agricultura faz balanço de 2010

Cosntrução de usinas de resfriamento de leite, abetura de estradas, distribuição de palma para os pequenos produtores, vacinação de animais, entre outras ações fazem parte do relatório anual de atividades da Secretaria de Agricultura de Arcoverde. O documento foi enviado pelo Secretário Renato Campos. Segundo ele, a Prefeitura termina o ano de 2010 atingindo seus grandes objetivos que é atender ao homem e a mulher do campo em todos os sentidos.

Ele destacou a desitribuição de 3.480 sacos de raquetes de palma forrageira resistentes a cochonilha do carmim, uma praga que vem dizimando os palmais em toda a região. As palmas foram distribuídas com as associações rurais do município atendendo a 17 comunidades. Renato Campos ainda lembrou da construção de um galpão para abrigar um tanque de resfriamento de leite na localidade de Gravatá, onde deverá ser coletado o leite daquela região e repassado para compradores a um melhor preço. Pelo menos 35 barreiros e barragens foram limpos e reformados e foi garantido água boa para a comunidade de Serrote Redondo com a instalação de um dessalinizador. Outro destaque da agricultura é a instalação da rede de distribuição de água da barragem de Pedra de Fogo para as residências daquela comunidade. As obras já foram concluídas.

No campo de eventos, a Secretaria destaca a realização da XXVI Expoarc que distribuiu R$ 62 mil em prêmios; a Festa do Agricultor na comunidade de Caraíbas e o Torneio Leiteiro de Caprinos de Ipojuca, onde 30 criadores disputaram R$ 15 mil em prêmios. O evento já é considerado o maior torneio leiteiro do gênrero do País. Pra marca 2010, a Secretaria destaca a construção do asfalto da estrada de Ipojuca, um sonho de mais de 40 anos que hoje começa a tornar-se realidade. Para 2011, a Secretaria de Agricultura está fechando seu planejamento na próxima semana.

Nenhum comentário: