sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Armando otimista com parceria entre Dilma e Eduardo

O senador eleito Armando Monteiro (PTB) está confiante de que o governador Eduardo Campos (PSB) e a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) vão consolidar a parceria entre as gestões estadual e federal, dando continuidade ao tratamento especial que Pernambuco teve no governo Lula. “Isso tudo como reconhecimento à liderança do governador Eduardo Campos e ao dinamismo que a economia de Pernambuco tem revelado”, diz nesta entrevista onde faz também um balanço dos oito anos de Lula, apresenta suas propostas de atuação no Senado e comenta as perspectivas para o Estado em 2011.

Perspectivas de Pernambuco em 2011

São extraordinárias. Pernambuco começa a colher uma série de resultados positivos de tudo aquilo que foi plantado nos últimos anos. Hoje vemos o avanço das obras e projetos muito importantes. O maior ritmo da Transnordestina, as últimas etapas da Transposição, a duplicação da BR-104, o avanço da 408. Tudo isso requalificando e reforçando a infraestrutura de Pernambuco. Mas Pernambuco também consolida uma série de políticas públicas que estão mudando para melhor a vida de todos, na educação, na saúde, na segurança pública.

No plano político, 2011 marca o novo momento do governo de Eduardo Campos, com uma ampla conjugação de forças, o que permite dar absoluta estabilidade a esse processo de recuperação econômica do Estado. Será um ano de grandes conquistas, em que vamos consolidar esse processo de transformações econômicas de Pernambuco.

Parceria com o governo de Dilma Rousseff

Esse novo período vai marcar também a força de uma parceria que vai se evidenciar desde o início do governo da presidente Dilma, que sempre tem reafirmado o compromisso com Pernambuco. Isso tudo como reconhecimento à liderança do governador Eduardo Campos e ao dinamismo que a economia de Pernambuco tem revelado. Eu tenho certeza que o governo federal vai continuar alinhado com os interesses de Pernambuco, o que garante a continuidade desses projetos que são fundamentais para o Estado.

Atuação no Senado

Essa atuação tem três dimensões. Primeiro, o compromisso de fazer com que o Brasil continue avançando na modernização das suas instituições, nas reformas que o Brasil precisa ainda promover, a tributária, a reforma política. Em suma, a melhoria do ambiente institucional do país é um compromisso que temos. E ainda o de contribuir para que as políticas públicas em áreas muito importantes para o país possam se desenvolver mais. Uma política nacional de segurança pública, a necessidade de ampliar e melhorar o desempenho do sistema educacional no país, a retomada de uma discussão sobre a questão do desenvolvimento regional no Brasil, a defesa intransigente dos projetos e dos interesses de Pernambuco, e finalmente a luta que vamos travar para que o Senado recupere o seu prestígio no Brasil. Isso se dá pela busca de maior transparência dos atos da direção da Casa, da melhoria do desempenho da instituição e, sobretudo, o compromisso de aproximar mais essa instituição do cidadão. Então, são esses os compromissos fundamentais da nossa atuação.

Balanço dos oito anos de Lula

Esses últimos oito anos marcaram de forma definitiva a trajetória do Brasil. O País mudou realmente de patamar, tanto no conceito do mundo, como também ingressou, a meu ver, de forma definitiva, no rumo do crescimento com distribuição de renda. O Brasil do presidente Lula demonstrou que é possível crescer e ao mesmo tempo promover uma melhor distribuição da renda. Crescer para a maioria da população, integrando um conjunto expressivo de brasileiros que estavam à margem do nosso processo de desenvolvimento. O grande legado do presidente Lula é mostrar que é possível conciliar estabilidade econômica com inclusão social. E esse novo tempo do Brasil refletiu-se em Pernambuco. Mas o Estado não cresceu apenas em função do que aconteceu no Brasil. Além disso, o presidente Lula ofereceu o apoio decisivo para que projetos muito importantes pudessem acontecer em Pernambuco, como a refinaria, o pólo petroquímico e a conquista do Estaleiro Atlântico Sul. E, para culminar todo esse trabalho de parceria do governo federal com o governo estadual, nós celebramos neste final de ano a conquista de um grande investimento que é o da montadora da Fiat, que vai contribuir fortemente para o relançamento da economia industrial de Pernambuco.

Necessidade de qualificação profissional

A visão do desenvolvimento passa pela idéia de que o principal fator de produção é o capital humano. Nós estamos na economia do conhecimento, em que a qualificação e a capacitação do capital humano são os elementos decisivos desse processo. Então, é preciso investir na qualificação profissional, na formação de técnicos e na cidadania, aí entendida como a formação do cidadão, que é algo fundamental nesse processo. Então isso se constituirá sempre num compromisso da nossa atuação na vida pública e agora especialmente na vida parlamentar no Senado.

Nenhum comentário: