segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Secretaria de Agricultura lança safra 2011 e inagura Unidade de Beneficiamento de Sementes em Petrolina

O agricultor João Gomes da Silva, 53 anos, conhecido no Sitio Castanheira II, como "João Passarinho", foi um dos 300 líderes comunitários e de sindicatos que participaram do ato de lançamento dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes, para a safra 2011. A ação aconteceu nesta segunda-feira, 20, juntamente com a inauguração das novas instalações da Unidade de Beneficiamento de Sementes - UBS do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, em Petrolina. Em todo o Estado, o Governo vai entregar cerca de 3 milhões de toneladas de sementes selecionadas de milho e feijão. Na região de Petrolina, serão entregues 355 toneladas de sementes e arados mais de 7 mil hectares.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, destacou que a instalação da UBS em Petrolina é estratégica, pois o município é pólo de uma grande região produtora de sementes. “Além de atender as necessidades locais, essa Unidade cumpre todas as determinações da Legislação para beneficiamento desse insumo", observou. Foram investidos R$ 1,1 milhão do Estado nas obras da UBS, cuja área total é de 2,4 mil metros quadrados com capacidade para armazenar 3 milhões de toneladas de sementes selecionadas.

Com a presença de prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores e dezenas de lideranças, o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, lembrou a importância dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes para o fortalecimento da agricultura familiar no estado, garantindo terra arada e sementes de boa qualidade para os agricultores. "É uma forma de incentivar o aumento na produção e produtividade”, disse Zoè.

Para o agricultor João Passarinho, as sementes distribuídas pelo IPA chegaram no momento oportuno, com as primeiras chuvas. “Junto com a aração da minha terrinha, as sementes vão garantir uma boa safra", apostou.

Em todo o estado serão distribuídos 3 milhões de quilos de sementes selecionadas com pequenos agricultores, beneficiando até 150 mil famílias da Zona da Mata ao Sertão, de acordo com a estação chuvosa de cada região. Além das sementes o agricultor é beneficiado com o serviço de aração do Programa Terra Pronta.

Nenhum comentário: