Orla do Rio Una é sonho de moradores de Palmares. Só na Orla foram investidos R$ 2.378.730,18. O evento de inauguração será às 9h, na própria Orla, em frente ao Batalhão da Polícia Militar.
Na próxima segunda feira, 9 de junho, a cidade de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco completa 135 anos de fundação e, depois do sofrimento de ver a cidade quase destruída pelas enchentes de 2010, os moradores têm muito a comemorar. De presente, o município ganhará a Orla fluvial Poetas dos Palmares e duas novas pontes construídas em substituição às que foram arrastadas pela força das águas: a do Engenho Limeira e a do Riacho Guaraná. As três obras foram construídas pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura da Casa Militar. Só na Orla foram investidos R$ 2.378.730,18. O evento de inauguração será às 9h, na própria Orla, em frente ao Batalhão da Polícia Militar.
Para o chefe da Casa Militar, e coordenador da Operação Mata Sul, Mário Cavalcanti, também cidadão palmarense, a cidade vê se concretizar o sonho de ter uma orla urbanizada. “Os moradores de Palmares veem, aos poucos, a cidade se transformar. Além dos quatro novos conjuntos residenciais, onde já entregamos 2.300, das 2.610 casas previstas, agora concluímos a Orla, duas pontes e temos mais uma ponte para inaugurar até julho. É muito gratificante contribuir para a recuperação das cidades atingidas pelas enchentes e ver a mudança na paisagem e na qualidade de vida das pessoas”.
A Orla Poetas dos Palmares já é considerada um novo equipamento de lazer. A Lei Nº 1968/13, aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito José Bezerra Cavalcanti batizou a obra e tornou o espaço de utilidade pública e de preservação ambiental. A inauguração ocorre logo após a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
Palmares é a primeira cidade da Mata Sul a possuir uma orla fluvial urbanizada. “Vale salientar que os 113 imóveis comerciais que existiam naquele lugar foram retirados sem problemas com os proprietários, sem qualquer reclamação judicial.”, acrescenta o chefe da Casa Militar, Mário Cavalcanti.
A urbanização da Orla do Rio Una tem 1,1 Km de extensão e aproximadamente sete metros de largura, margeando a Avenida José Américo de Miranda, a principal entrada da cidade. Foram construídos um calçadão com piso do tipo intertravado, ciclovia (com o mesmo piso, mas de outra cor) e pista de cooper. Ao final do talude foi erguido um guarda-corpo e entre o calçadão e a ciclovia haverá um jardim, com bancos de concreto, ao longo de toda a orla que no final ganhou um píer, com mirante, para contemplação do Rio Una. “O píer não estava previsto no projeto original, atendemos a um pedido da população. Outra preocupação nossa foi recuperar a mata ciliar. Foi usada uma biomanta com hidro-semeadura que já floresceu”, explica Cavalcanti.
As duas faixas da Avenida José Américo de Miranda permanecem no mesmo local. Do outro lado da avenida, haverá estacionamentos com vagas para deficientes. A construção da Orla Poetas dos Palmares foi iniciada em julho de 2013 e o prazo inicial para conclusão seria fevereiro de 2014. A falta de material adequado para fazer a concretagem, no mercado local, retardou a obra porque foi necessário buscar matéria prima em outros estados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário