quarta-feira, 20 de maio de 2015

Funcultura divulga projetos habilitados‏

A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe apresentam a lista dos projetos habilitados na primeira fase do edital Funcultura Independente 2014/2015. A seleção recebeu 1.955 projetos, um recorde de inscrições. Depois de análise do preenchimento do formulário de inscrição e da documentação enviada nos projetos, foram habilitadas 1.589 propostas que seguem para a etapa de julgamento do mérito-cultural.  Confira a lista de projetos habilitados no portal http://www.cultura.pe.gov.br/funcultura

O edital Funcultura Independente 2014/2015 disponibilizará R$ 22 milhões para o incentivo a produção, difusão, pesquisa e formação cultural. Entre os projetos habilitados, estão 398 propostas de música, 185 de teatro, 153 de literatura, 147 de cultura popular e tradicional, 142 de artes plástica, gráficas e congêneres, 133 patrimônio, 105 de fotografia, 104 de dança, 52 de artesanato, 50 artes integradas, 48 de circo, 31 de gastronomia, 29 de design e moda e 12 de ópera.  

O superintendente de Gestão do Funcultura Gustavo Araújo destaca como aspectos positivos da seleção o recorde de inscrições e a redução no número de projetos não habilitados. “Nossas primeiras correlações destacam o Edital Funcultura Independente 2014/2015 não apenas por ter recebido um acréscimo de inscrições na ordem de 30%, mas por ter apresentado o menor índice de não habilitações da sua história com o percentual de 17,6%, de acordo com os critérios determinados pelo edital. Outro destaque é a inclusão de “Design e Moda” como linguagem específica, com um percentual de habilitação de 78%, com o universo de 37 projetos inscritos e 29 aprovados para a 2ª fase de análise”, detalha o gestor.

As propostas habilitadas seguem para julgamento do mérito cultural pela Comissão Deliberativa do Funcultura, que conta com especialistas de cada linguagem artística, formando os Grupos Temáticos de Assessoramento Técnico e Temático. O julgamento do projeto avalia o valor cultural do projeto, a qualidade técnica do projeto, qualificação do produtor e da equipe, e aspectos sociais da proposta.

Com o intuito de garantir a transparência no processo e evitar os mesmos erros na elaboração dos projetos nos próximos editais, todos os proponentes receberão os motivos de não habilitação dos seus respectivos projetos. A comunicação será feita por correio eletrônico para o endereço de email que consta no Cadastro de Produtor Cultural até o dia 22 de maio. Aqueles que porventura não tenham recebido o comunicado neste período devem entrar em contato pelo email funculturaeditais@fundarpe.pe.gov.br ou pelos telefones 3184-3023/3184-3026. Os proponentes de propostas não habilitadas que considerem que cumpriram com todos os pré-requisitos, podem apresentar recurso até cinco dias úteis após o recebimento dos motivos de não habilitação. O recurso pode ser entregue pessoalmente, das 8h às 12h, no setor de Atendimento do Funcultura, localizado na sede da Fundarpe (Rua da Aurora 463/469, Boa Vista, Recife), ou enviado para o email funculturaeditais@fundarpe.pe.gov.br. Baixe o modelo para apresentação de recurso no portal http://www.cultura.pe.gov.br/funcultura

Nenhum comentário: