terça-feira, 12 de maio de 2015

IPA apresenta ações de segurança alimentar e nutricional no SESC‏

A extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Ana Paula, representou a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), durante reunião com 200 representantes de entidades que compõe o quadro de beneficiários do Banco de Alimentos do Sesc da Região Metropolitana do Recife, realizada na quinta-feira (07/05).

No encontro, ela apresentou o papel do estado na promoção do direito humano à alimentação adequada, por meio de ações e atividades, monitoradas pela câmara. Também mostrou o histórico, a partir de 2007, do compromisso de Pernambuco com a segurança alimentar e nutricional, que teve início com a criação do CONSEA estadual, passando pela adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, até o momento atual, onde a CAISAN está empenhada na revisão do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Outra ação apresentada foi a organização da IV Conferencia estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em parceria com o CONSEA.

CAISAN - A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN é uma instância governamental responsável pela coordenação e pelo monitoramento intersetorial das políticas públicas, na esfera federal, relacionadas a segurança alimentar e nutricional, combate à fome, e garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

A CAISAN organiza, de forma articulada e integrada, os indicadores e as informações disponibilizadas nos diversos sistemas setoriais existentes, contribuindo para o seu fortalecimento, nos campos da produção e disponibilidade de alimentos; do acesso à alimentação adequada e saudável, incluindo água; da saúde, nutrição e acesso a serviços correlatos; da educação e dos programas relacionados à segurança alimentar e nutricional.

Criada pelo Decreto nº 36.515 de 12 de Maio de 2011, no âmbito do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SESANS, a CAISAN, está sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e instalada na mesma secretaria.

Nenhum comentário: