terça-feira, 26 de maio de 2015

Governador recebe finalistas da Technovation Challenge‏

Formado por cinco alunas da ETE Cícero Dias, grupo vai representar a América Latina na competição 


Pela primeira vez uma equipe pernambucana vai representar o Brasil e a América Latina na Technovation Challenge, uma competição internacional voltada para incentivar o ingresso de meninas em áreas relacionadas à tecnologia. O grupo, composto por cinco alunas da Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias, foi recebido pelo governador Paulo Câmara nesta terça-feira (26), no Palácio do Campo das Princesas. Cursando o 2º e o 3º ano do ensino médio, as estudantes seguem no próximo dia 22 de junho para São Francisco, nos Estados Unidos, onde será realizada a última etapa do desafio.  

Alunas dos cursos de Multimídia e Programação da unidade estadual, situada em Boa Viagem, Gabrielle Lopes, Jacqueline Alves, Jaqueline Rodrigues, Leonor Vitória e Sâmara Beatriz desenvolveram, em apenas dois meses, o game The Last Drop, que tem por objetivo conscientizar crianças entre de 6 a 12 anos sobre o uso da água. Os ensinamentos são trazidos através de Vitória, uma boneca de 6 anos. As crianças aprendem brincando a fechar torneiras abertas e apagar as luzes. Como justificativa para ação, Vitória explica que a água precisa ser preservada porque, um dia, pode faltar. O jogo pode ser acessado pelo celular (Andróide), computador, tablet e notebook.

Após receber uma “aula” sobre a utilização do aplicativo, Câmara afirmou que as alunas são “um orgulho para Pernambuco”. Também elogiou a ideia de abordar o tema água, pois ele reflete a realidade de um Estado que sofre com a estiagem. Paulo, que tem duas filhas, garantiu que ainda hoje vai baixar o aplicativo. “São com exemplos como esse, de dedicação dos gestores, professores e dos alunos, que superamos os desafios e continuamos no caminho certo; no caminho de ter uma educação cada vez mais de qualidade e moderna, que chega a todos. E que também produza alunos mais dedicados aos novos tempos, criando ferramentas que vão ser úteis para toda uma geração", pontuou.

A apresentação do projeto acontece no dia 24; no dia 25 será divulgado o resultado. As estudantes da ETE Cícero Dias vão enfrentar cinco equipes: três dos Estados Unidos, uma da Nigéria e outra da Índia. O grupo vencedor será premiado com de US$ 10 mil, o equivalente a R$ 30 mil. Para o segundo semestre, o desafio das estudantes será incrementar o jogo e colocar nele outras informações sobre a água. O game também ganhará aplicativo para o sistema IOS.

Estudante do curso de Multimídia, Gabrielle Lopes, 16 anos, explica como surgiu a ideia da criação do aplicativo. “Quando a gente se escreveu no Technovation recebemos uma missão: criar um aplicativo que resolvesse um problema social. Escolhemos a água porque é tanto um problema nosso, quanto mundial. Inclusive, na Califórnia está tendo esse problema", salientou.

Já Sâmara Beatriz, 16, admitiu que o grupo está “contando os dias” para a competição. “Estamos muito ansiosas com o prêmio e também com a viagem. Acreditamos que temos força para ganhar, mas, se não ganharmos, já estamos felizes por levar o nome do Brasil e de Pernambuco para lá”, disse a estudante de Programação.

PONTA - Equipada com laboratórios de ponta, a ETE Cícero Dias realiza trabalho inovador na área de tecnologia. Atendendo a mais de 700 alunos, a unidade de ensino oferece, entre outros cursos, o de Jogos Digitais e Programação, em parceria com o Oi Futuro.  A Cícero Dias também se destaca pelos índices educacionais. Alcançou 5,58 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), e, em 2013, foi eleita como uma das instituições educacionais mais inovadoras do mundo pelo Prêmio Educadores Inovadores, da Microsoft, que rendeu o título de Escola Mentora do Brasil.

Foto: Wagner Ramos/Sei

Nenhum comentário: