quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pernambuco batiza o petroleiro Marcílio Dias e entrega o André Rebouças‏

Em cerimônia no EAS, governador destaca o apoio do Estado ao desenvolvimento do Brasil 

O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta quinta-feira (14), a cerimônia de batismo do navio Marcílio Dias e a primeira viagem do André Rebouças, ambos petroleiros produzidos em Pernambuco, no Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A solenidade, que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e de representantes da Petrobras e da Transpetro, foi realizada no empreendimento naval, erguido no município de Ipojuca, distante 57 km da capital pernambucana. Durante discurso, o chefe do Executivo estadual destacou a consolidação, nos últimos oito anos, de Pernambuco como um Estado com visão estratégica, capaz de materializar as oportunidades que transformam a vida da população.

“Pernambuco se preparou na sua infraestrutura, com políticas de atração de investimentos, e soube, a partir da sua gente guerreira, qualificar mão de obra profissional, mão de obra que faz carro e navio, que não deixa a desejar a nenhum lugar do mundo”, exaltou. Ao se dirigir aos mais de quatro mil trabalhadores que prestigiaram a cerimônia, o governador Paulo Câmara ressaltou a capacidade dos pernambucanos de “dar conta” de grandes desafios. "Vocês mostram que, com determinação, trabalho e muita dedicação, é possível fazer o que nós estamos fazendo.  Vocês são o exemplo de que juntos podemos fazer muito mais", afirmou.

O governador aproveitou a ocasião para declarar o apoio do Estado ao desenvolvimento do Brasil. “Quero dizer a cada um de vocês, neste momento de desafios que nosso País passa, que Pernambuco é parceiro para ajudar, com seu trabalho e sua gente guerreira, a superar os desafios, para que a gente possa cada vez mais se desenvolver, diminuir as desigualdades e, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, frisou. 

Pernambucana, 37 anos, casada e mãe de três filhos, Andréa Nascimento representou e "deu voz" ao sentimento dos trabalhadores do EAS que participaram da construção dos navios petroleiros. Emocionada, a operária agradeceu a oportunidade. "Nós, trabalhadores e trabalhadoras da indústria naval, da metalúrgica, no início sonhamos e acreditamos que a única coisa que faltava para o cidadão brasileiro era uma oportunidade. Além de melhores forrozeiros e produtores de cachaça, os pernambucanos são e sempre serão os melhores construtores de navios do Brasil”, disse, orgulhosa, sob aplausos dos companheiros de trabalho. A soldadora é um exemplo do investimento em qualificação profissional realizado pelo Governo do Estado. Inicialmente aprovada no processo seletivo do EAS para exercer a função de ajudante industrial, Andréa concluiu o curso de soldadora e também atuou como eletricista de manutenção industrial. Hoje, ela atua na área de suprimentos como compradora.

O André Rebouças seguiu rumo à Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro, onde receberá seu primeiro carregamento de petróleo. Antes, a embarcação faz parada em Salvador, na Bahia, para abastecer. O navio é o quinto de uma série de 10 suezmax idênticos encomendados pela Transpetro ao Atlântico Sul.  Já o Marcílio Dias, batizado hoje e que passa à fase de acabamentos, será o próximo a entrar em operação. Além destes, estão sendo construídos simultaneamente pelo EAS os suezmax 7, 8, 9 e 10.

Com comprimento total de 274 metros e altura de 51 metros, as duas embarcações têm capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo de uma só vez, o equivalente à quase metade da produção diária da Petrobras no Brasil. As embarcações desse tipo são destinadas ao transporte de óleo cru na exportação e na cabotagem. Os petroleiros Marcilio Dias e André Rebouças são encomendas do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), pertencente ao PAC 2, e fazem parte da carteira das 49 embarcações em construção na nova fase da indústria naval brasileira. Desse total, 22 navios foram contratados ao EAS.

Ao lembrar os desafios enfrentados para retomar a indústria naval brasileira, a presidente Dilma Rousseff, destacou a importância da adoção de uma política de conteúdo local. "Nas mesmas condições, prazo e qualidade, com tecnologia de excelência que hoje podemos comprovar, nós estamos produzindo no Brasil aquilo que ele tem condições de produzir. Por isso, a política de conteúdo local não é algo que pode ser afastado ", afirmou.

Em uma fala carregada de emoção, o presidente do Estaleiro Atlântico Sul, Harro Ricardo Burmann, enalteceu a capacidade dos trabalhadores pernambucanos. "Terra de bravos guerreiros. Imortal, Imortal. É o que diz o hino de Pernambuco. E é assim que vejo a nossa gente. É assim que vejo a nossa companhia. Somos a 'Roma de bravos guerreiros' e trabalhamos dia a dia, a cada gota de suor, procurando tornar o EAS um imortal", disse, ao destacar, que o navio parte para sua primeira viagem carregando “o nosso suor e mais quatro milhões de horas/homem”. 

Além da presidente Dilma Rousseff e do governador Paulo Câmara, estiveram presentes na solenidade o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine; o presidente da Transpetro, Claudio Campos; o comandante da Marinha, Leal Ferreira; o vice-prefeito de Ipojuca, Pedro Mendes; e o prefeito do Recife, Geraldo Julio. 

LINHA DO TEMPO - Até o momento, o EAS já entregou o casco da plataforma P-55 (dezembro/ 2011), o navio suezmax João Cândido (maio/2012), o navio suezmax Zumbi dos Palmares (maio/2013), a plataforma P-62 (dezembro/2013), o navio suezmax Dragão do Mar (abri/2014) e o navio suezmax Henrique Dias (dezembro/2014). 



Fotos: Roberto Pereira/Sei

Nenhum comentário: