quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pernambuco Nação Cultural chega ao Sertão Central da Pedra do Reino

O município de São José do Belmonte, no Sertão Central de Pernambuco, receberá entre os próximos dias 29 e 31 de maio o programa Pernambuco Nação Cultural. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a prefeitura de São José do Belmonte e Associação Cultural da Pedra do Reino. Estão na programação as tradicionais festividades que atraem visitantes de toda região. Dentre elas, destacam-se a Cavalhada e a Cavalgada à Pedra do Reino, cenário de tragédia religiosa que reconta o episódio sebastianista na Serra do Catolé e inspirou a literatura de Ariano Suassuna, o homenageado da cavalgada neste ano.

De acordo com o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, esta edição do Pernambuco Nação Cultural cumpre mais uma vez a missão de fortalecer os laços de cada território com sua própria tradição, valores, costumes, etc. “A edição do PNC está completamente voltada para as tradições do Sertão Central do Estado. Teremos várias atividades culturais, com bastante forró, poesia de viola, reisados, entre outras atrações, e que culminam com a tradicional Cavalgada à Pedra do Reino, história esta que foi imortalizada e reverberada pelo país através da literatura do mestre Ariano Suassuna”, pontua o secretário.

Durante a Cavalhada, que acontece na tarde do sábado (30/05), duas equipes de cavaleiros, intituladas Azul e Encarnado, reproduzem jogos típicos da Idade Média, procurando acertar argolas penduradas com suas lanças durante a corrida. A concentração será em frente à Igreja Matriz de São José, e depois o público segue em direção ao Carvalhão, com direito a apresentações dos culturais.

Ainda no sábado (30/05), às 9h, o Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz receberá apresentações de cultura popular, com bandas de pífanos, reisados, violeiros e repentistas, entre outras atrações.

Já o domingo (31/05) começa cedo, quando os fogos de artifício são acionados e os primeiros cavaleiros começam a surgir em frente à Igreja Matriz de São José. O trajeto da Cavalgada à Pedra do Reino contará com apresentação de corais, bandas filarmônicas e de pífanos, e segue até o Sítio Histórico da Pedra do Reino, onde uma multidão aguarda a chegada dos cavaleiros uniformizados para a tradicional festa.

Palco Nação Cultural e na Pedra do Reino – Os principais polos de shows ficará instalado em dois pontos. Na sexta-feira (29/05) e no sábado (30/05), o público poderá conferir, a partir das 22h, o Palco Nação Cultural recebe shows de artistas como Guilherme Dantas, Flávio Leandro, Gean Mota e Jorge de Altinho no Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz. No domingo (31/05), logo após a Cavalgada à Pedra do Reino, às 7h30, o Palco da Pedra do Reino contará com apresentações do Trio de Forró de Douglas, Aboiadores João Víctor e Neto Barros e Sérgio do Forró animarem a festa no sítio histórico do município.

Homenagem - A homenagem ao mestre Ariano Suassuna durante a Cavalgada à Pedra do Reino não poderia passar em branco. O tema da cavalgada, este ano, é A Sagração do Imperador da Pedra do Reino. Uma homenagem ao mestre, que foi titulado, pela Associação Cultural da Pedra do Reino, como Cavaleiro Honorário da Ordem dos Cavaleiros da Pedra do Reino, Dom Ariano Vilar Suassuna. Foi Ariano quem formatou a estética da cavalgada, transformando-a numa festa popular que reúne hoje milhares de pessoas e relembra a guerra entre mouros e cristãos.

Este ano, por conta da merecida homenagem, os netos do dramaturgo, Mariana e Lucas Suassuna, serão, respectivamente, a rainha e o rei da cavalgada. Ao longo da programação do PNC Sertão Central, citações ao mestre Suassuna, além de postais com fotografias de Ariano, em diversos momentos em que esteve presente à cavalgada, serão distribuídas para o público da festa.

História - A Pedra do Reino é formada por duas grandes rochas (uma com 30 e outra com 33 metros de altura), na Serra do Catolé, Município de São José do Belmonte (a 479 km do Recife). Este endereço é o destino final da cavalgada que acontece todos os anos e que relembra o movimento sebastianista liderado por João Antônio dos Santos, em 1838. No local, o auto proclamado Rei João Antônio formou uma comunidade de fiéis seguidores, prometendo um reino de justiça, liberdade e prosperidade, no qual os pobres ficariam ricos e até os pretos renasceriam brancos.

Em 1971, o escritor Ariano Suassuna publicou o livro “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, resgatando e dando notoriedade ao episódio. O Memorial da Pedra do Reino, situado à Praça Pires Ribeiro, 34, no Centro de São José do Belmonte, expõe quadros, livros, documentos e fotos que se relacionam com o movimento e toda história de fé, fanatismo, tragédia e festa ocorridos no local.

Confira a programação completa:

PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL

SERTÃO CENTRAL – SÃO JOSÉ DO BELMONTE

Dias 29, 30 e 31 de maio de 2015

SEXTA-FEIRA (29 DE MAIO)

Palco Nação Cultural

Horário: 22h

Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz

Guilherme Dantas

Flávio Leandro

SÁBADO (30 DE MAIO)

Cultura Popular

Horário: 9h

Local: Pátio de Eventos Carlos Antônio Gomes da Cruz

Atrações: Banda de Pífanos do Mestre Ulisses

Grupo de Dança de São Gonçalo

Violeiros e Repentistas

Reisado do Mestre João Cicero

Forró Pé de Serra

Banda de Pífanos do Mestre Ulisses


Cavalhada

Horário: 15h

Local: Concentração em frente à Igreja Matriz de São José, depois segue em direção ao Carvalhão

Atrações: Banda Filarmônica São José

Cavalhada Zeca Miron



Palco Nação Cultural

Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz

Gean Mota

Jorge de Altinho

DOMINGO (30 DE MAIO)

Cavalgada da Pedra do Reino

*Concentração com missa às 5h30, em frente à Igreja Matriz de São José, e apresentação do Coral de Aboio de Serrita

*Saída dos cavaleiros às 6h, com apresentação da Banda Filarmônica São José e Banda de Pífanos do Mestre Ulisses

*Percurso até o Sítio Histórico da Pedra do Reino, com Galego Aboiador e Os Três dos Cariri

Palco na Pedra do Reino

Horário: 7h30

Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz

Trio de Forró de Douglas

Naldo Aboiador

Sérgio do Forró

Nenhum comentário: