Depois de percorrer sete cidades do Sertão do Araripe, a Jornada Literária chega a Bodocó para trazer literatura em forma de música, poesia e até mesmo de humor. O evento é realizado pelo SESC Pernambuco, que desenvolve uma ampla e diversificada programação e cria corredores culturais nas cidades por onde passa.
Em Bodocó, a programação tem início às 7 horas da manhã desta sexta-feira (22), com uma alvorada pelas principais ruas da cidade. Logo após, a Jornada deixa suas marcas culturais em escolas da rede pública e privada, através de “Um escritor na minha escola”. Intervenções itinerantes com palhaços, “Pé de livro”, “Récita”, além de apresentações musicais, como serenata e show acústico do cantor e compositor bodocoense, Flávio Leandro – O Poeta Cantador, que na noite do sábado (23), encerra a edição 2015 da Jornada Literária Chapada do Araripe.
Escritor, crítico literário e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o bodocoense Lourival Holanda, que reside em Recife, é o grande homenageado desta edição. Dono de um exitoso currículo, com a titulação de Doutor em Língua e Literatura Francesa, na Universidade de São Paulo (USP), é autor de vários estudos sobre cultura e literatura no Brasil e na França. O sertanejo de voz mansa, comportamento discreto e olhar reflexivo, autor dos livros “Fato e fábula” e “Sob o signo do silêncio”, o sacerdote das letras, como assim é conhecido, compartilhará durante a programação do evento a sua “literatura de vida” com seus conterrâneos.
Toda a programação do evento foi pensada tendo como base o retorno profissional de escritores e pensadores de literatura que residem fora de sua terra natal e seu encontro com os escritores que residem no Sertão do Araripe, microrregião localizada na Chapada do Araripe, um dos pontos de intensa produção literária do estado. A Jornada Literária tem como objetivo promover um intercâmbio cultural, estimulando a leitura e a escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário