sexta-feira, 4 de maio de 2012

BID vem a Pernambuco para conhecer modelo de gestão

“Viemos para conhecer essa revolução importantíssima que o estado de Pernambuco está vivenciando porque sentimos que também pode ser uma revolução para as nações andinas”. As palavras são de Verônica Zavala, chefe da missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e foram usadas para justificar a escolha do estado como sede do Seminário para Intercâmbio de Experiências em Gestão Pública que foi aberto hoje (03) no Recife. 
Realizado pela primeira vez no estado, o evento segue até amanhã no Hotel Transamérica, em Boa Viagem. Participam dezenas gestores públicos locais e de países andinos como o Peru, Equador, Bolívia e Colômbia. O governador Eduardo Campos abriu o encontro com a palestra “A Experiência Reformista do Governo de Pernambuco: o Modelo de Planejamento e Gestão. Ele apresentou os principais resultados da política de metas e objetivos nas áreas estratégicas: saúde, segurança pública e educação.
“Esse modelo de gestão deu resultados e quem mediu foram as urnas”, disse Eduardo, referindo-se ao resultado da última eleição, quando 82,8% dos eleitores disseram “sim” à sua reeleição. Ele destacou que para a adoção desse novo modelo de gestão foi preciso “enfrentar a velha política” e realizar mudanças na máquina pública.
“Devemos ao povo um Estado que funcione para os que mais precisam. Um Estado que respeite a cidadania e que não chegue apenas para os engravatados ou que morem próximo da capital”, cravou Eduardo.
Ao encerrar sua participação, o governador voltou a criticar a morosidade no repasse de recursos por parte de instituições financeiras oficiais como o Banco Mundial e o próprio BID. “O mundo passa por um momento muito duro da economia e não podemos perder tempo com carimbos e papeis. A realidade lá fora espera que possamos, juntos, superar dívidas seculares. E temos que tirar esses passivos com a velocidade, o talento e a coragem de inovar”.
            Ao final da manhã, foi a vez da coordenadora do Programa Mãe Coruja, Elizabeth Andrade Lima, explicar a política de combate à mortalidade infantil e materna do Governo de Pernambuco. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, também fez rápida apresentação sobre a integração dos municípios na construção do planejamento estadual.
No período da tarde, os debates seguiram com paineis sobre a experiência do BID na América Latina e Caribe na Gestão por Resultados; o Programa de Estratégia e Plano de Ação para a Efetividade do Desenvolvimento no Brasil (Prodev), além da apresentação de ações em gestão pública adotadas pelos países andinos participantes do seminário.
Além de Verônica Zavala, estavam presentes pelo BID, o representante do banco no Brasil, Juan Carlos de La Hoz, a Especialista Sênior em Gestão Fiscal, Fátima Cartaxo, além de oito governadores e diversos prefeitos e gestores dos países andinos.
PROGRAMAÇÃO – Amanhã os gestores andinos visitam o Complexo Industrial e Portuário de Suape. “Vamos aproveitar a oportunidade para mostrar um pouco da nossa economia e como funciona. É muito importante essa interação com os nossos vizinhos para que eles conheçam o Nordeste brasileiro e Pernambuco”, disse o governador.
Depois da visita, apresentam-se no seminário o secretário Estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão; o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Goiana; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Jorge Côrte Real.
O secretário Estadual de Cultura, Fernando Duarte; a economista Tânia Bacelar e o coordenador da Fenearte, Roberto Lessa, fecharão os trabalhos do segundo dia abordando a cultura como peça-chave de um desenvolvimento integral e sustentável.

Nenhum comentário: