sexta-feira, 4 de maio de 2012

Eduardo concede medalha a ex-adversários políticos


O governador Eduardo Campos entregou a mais alta comenda do Estado, a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, a três personalidades políticas do Recife. Foram agraciados com a honraria o ex-prefeito do Recife, Gilberto Marques Paulo, e dois ex-secretários estaduais do Governo Jarbas/Mendonça: Fernando Dueire (Infraestrutura) e Claudio Marinho (Ciência e Tecnologia). 

A solenidade desta quinta-feira (03) simboliza um resgate da história. Marques Paulo, Dueire e Marinho foram indicados para receber a comenda no dia 30 de dezembro de 2006, penúltimo dia da gestão Mendonça Filho (DEM), mas ainda não haviam sido condecorados. O ex-governador e hoje deputado federal, inclusive, participaria da solenidade, mas não conseguiu retornar de Brasília a tempo.

“Estou feliz em dar continuidade a este ato do governador Mendonça. É uma satisfação viver com vocês esse momento de reconhecimento a três pernambucanos que contribuíram de forma dedicada ao serviço público no nosso estado”, afirmou Eduardo.

O governador fez questão de destacar as qualidades de cada um dos três homenageados. Lembrou a amizade do ex-prefeito Gilberto Marques Paulo com o seu pai, o escritor Maximiano Campos, e destacou a dedicação e “largueza política” do homenageado. “Desde a universidade de Direito do Recife você ajudou muitos pobres estudantes em momentos difíceis, onde faltava a liberdade, você estendeu a mão amiga para proteger muitos militantes”.

Ainda em seu discurso, Eduardo citou o legado deixado por Cláudio Marinho, um dos maiores incentivadores do Porto Digital. “Você aproximou o ambiente da tecnologia de informação do ambiente do governo. Fazendo desse casamento a possibilidade de nascer um cluster que hoje ajuda de forma decisiva o desenvolvimento e atração de investimentos para o nosso estado”.

Emocionado, Claudio Marinho afirmou que o ato desta sexta-feira “é um dos mais republicanos”. “São duas emoções. Uma da outorga ter vindo de um governo do qual participei (Jarbas e Mendonça) e a segunda de ter recebido das mãos do governador Eduardo Campos que recuperou a história da palavra redemocratização”.

Fernando Dueire, que ainda hoje assessora o ex-governador Jarbas Vasconcelos, classificou a atitude de Eduardo como um “gesto largo” e falou da alegria em receber a honraria. “Entre tantos reconhecimentos, o maior deles é aquele que de alguma forma você contribuiu para que materialmente existisse. Isso dá satisfação ao servidor público.” 

Também prestigiaram a solenidade a primeira-dama, Renata Campos, o ex-governador Roberto Magalhães, a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Teresa Duere, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa e os secretários estaduais Sileno Guedes e Tadeu Alencar.

Nenhum comentário: