quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Agricultores pernambucanos ganham bônus do Pronaf, afirma Humberto

Os agricultores pernambucanos que participam do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) receberão incentivos do Governo Dilma no pagamento de financiamentos federais.

Com base na cesta de produtos vendidos no Estado, o Pronaf garantiu um bônus de cerca de 2% aos agricultores familiares que tiveram o valor de sua produção abaixo do preço de garantia (definido com base no custo de produção). A dedução vale para o período de 10 de novembro a nove de dezembro de 2015.

Com a ação, o Pronaf contribui para a manutenção da capacidade de pagamento do produtor, e ajuda o agricultor, que pode planejar os investimentos e o custeio da safra com equivalência em produtos

"É uma iniciativa importantíssima do Governo Federal porque evita o endividamento dos agricultores familiares e dá garantia para que eles possam preparar a próxima safra, sem perder por completo o que eles investiram este ano”, afirmou o senador Humberto Costa, líder do PT no Senado.

Os produtores que têm parcelas de operações de investimento do Pronaf terão desconto correspondente à média dos bônus dos produtos. Além de Pernambuco, outros oito estados terão benefícios: Alagoas, Bahia, Pará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.  

Neste mês de novembro, esses 14 produtos tiveram o valor de mercado reduzido, entre eles a cana de açúcar, castanha de caju, feijão, leite, manga e a raiz de mandioca. A lista completa pode ser conferida no Diário Oficial da União.

Nenhum comentário: