segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Polícia Federal investiga o ex-prefeito Zeca Cavalcanti

Matéria foi publicada no Jornal Portal do Sertão na edição de novembro 




Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a coleta de novas provas pela Polícia Federal. 

O deputado federal e ex-prefeito de Arcoverde,  Zeca Cavalcanti (PTB), é alvo de investigações pela Polícia Federal. O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o andamento do Inquérito 4.095, em trâmite na Suprema Corte do País contra o ex-prefeito do município. Zeca Cavalcanti é investigado por acusações de crimes de responsabilidade e outros crimes contra a administração pública.

O Inquérito Penal nª 4.095, nasceu de uma investigação da Polícia Federal, realizada no ano de 2010, na Prefeitura de Arcoverde, durante a gestão do ex-prefeito Zeca Cavalcanti.  De acordo com o inquérito policial, os agentes federais investigaram a contração de empresa para locação e gerenciamento de veículos com motoristas para suprir as necessidades do transporte escolar do município. 

A investigação revelou discrepâncias na quilometragem das rotas do transporte escolar, causando superfaturamento nos pagamentos. Em vários casos, as rotas referenciais para os pagamentos eram muito superiores aos percursos realmente realizados. 

O Inquérito Penal nª 4.095 foi proposto pela Procuradoria Geral da República, em Brasília. A pedido do procurador, o Ministro Relator Gilmar Mendes, determinou  diligências para reunir novas provas que poderão subsidiar a posterior abertura de Ação Penal no Supremo Tribunal Federal. 

A Polícia Federal vai tomar novos depoimentos e reunir mais provas que comprovem os indícios já identificados pela Procuradoria Geral da República. O Ministro Relator, Gilmar Mendes, também solicitou documentos e informações ao Ministério da Educação e ao Município de Arcoverde.    

OPERAÇÃO RESGATE

Não é a primeira vez que a gestão do deputado Zeca Cavalcanti é investigada pela Polícia Federal, em razão de acusações de irregularidades referentes ao período em que ele foi prefeito de Arcoverde. Em 2012, a PF deflagrou no município a Operação Resgate, em parceria com a Controladoria Geral da União – CGU e a Receita Federal. 

Os agentes federais cumpriram mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura de Arcoverde. Documentos e computadores  foram apreendidos para apuração de vários crimes, como Fraude e Dispensa Indevida de Licitação, Peculato, Falsificação de Documento Público e Formação de Quadrilha.

Nenhum comentário: