sexta-feira, 27 de novembro de 2015

MPT e Fórum fazem alerta sobre riscos dos agrotóxicos

O dia 3 de dezembro é marcado pela luta internacional contra o uso de agrotóxicos e sementes transgênicas. A data visa chamar a atenção para o consumo desenfreado da substância, que está altamente associada à incidência de doenças como câncer, más-formações congênitas, alterações neurológicas e outras patologias genéticas. O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade aproveitam o momento para alertar a sociedade sobre os riscos dos agrotóxicos à saúde de trabalhadores e consumidores.

Uma das principais preocupações das instituições é com relação à permissão legal ainda existente no Brasil para o uso de substâncias que já foram banidas em outros países. Dos 50 produtos mais utilizados na agricultura brasileira, 22 são proibidos nos Estados Unidos e na União Europeia. Estima-se que cerca de 450 elementos agroquímicos são utilizados no Brasil, mesmo já estando proibidos no exterior.

Em 2014, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou levantamento com amostras de alimentos em todo o país. No estudo, 25% apresentavam resíduos de agrotóxicos acima do permitido. O uso indiscriminado e abusivo desses produtos e a falta de fiscalização em relação a níveis seguros de substâncias aumenta o risco para a saúde dos brasileiros.

Nenhum comentário: