segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Mais de 22 mil pessoas visitam a Exposição de Animais no primeiro dia

Cerca de 22 mil pessoas prestigiaram o primeiro dia da 74ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD que teve início no domingo passado no Parque do Cordeiro, no Recife.  Um público formado principalmente por famílias com crianças visitou os diversos pavilhões para ver os mais de cinco mil animais que estão em exposição e também aproveitaram a oportunidade de lazer oferecida pelo parque de diversões e pelos shows que começaram com a apresentação Banda Infantil Tio Bruninho e teve sequência com Tuca Barros, depois com Renny e a Galera.

Nesta segunda-feira começam os julgamentos dos equinos das raças Campolina e Quarto de Milha, dos bovinos Gir e Girolando, além dos julgamentos classificatórios dos ovinos da raça Santa Inês. Os leilões só terão início na terça-feira, tendo em vista que foi cancelado o leilão de bovinos da raça Girolando que seria nesta segunda. O evento deve movimentar até domingo cerca de R$ 30 milhões em negócios.

A partir desta segunda-feira, a Exposição Nordestina estará recebendo uma comitiva de pecuaristas do Paraguai que virá ao Parque do Cordeiro especialmente para conhecer de perto as características e o potencial dos ovinos da raça Santa Inês. Desenvolvida no Nordeste, essa raça responde por 40% do rebanho nacional da espécie. Além do contato mantido com os produtores pernambucanos no Parque de Exposições, os paraguaios também terão a oportunidade de visitar fazendas do Estado a fim de verificar in loco o sistema de criação dos ovinos.

A abertura oficial da 74ª Exposição Nordestina de Animais contou com a presença do Governador Paulo Câmara e de lideranças do setor pecuário regional. Em seu discurso, o presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores, Emanuel Rocha, falou dos grandes desafios enfrentados para realizar a Exposição em meio às dificuldades geradas pela seca que castiga a região há cinco anos e também em virtude dos desmandos da política econômica do Governo Federal. “Assim como aconteceu nos anos anteriores, nós não nos deixamos abater pelos gigantescos desafios à nossa frente. Com obstinação, perseverança, amor à terra e à criação, os pecuaristas de Pernambuco estão prontos para realizar, mais uma vez, uma grande exposição em 2015”, destacou.

Por sua vez, o governador Paulo Câmara ressaltou o esforço que foi realizado para tirar o evento do papel. Segundo ele, Pernambuco dá exemplo de como superar desafios de maneira muito positiva para a geração de emprego e renda para o seu povo. “O setor agropecuário tem dado resposta. Diante de tantos desafios, ele tem continuado com a sua produtividade e com os seus negócios”, afirmou.

Nenhum comentário: