terça-feira, 10 de novembro de 2015

Prefeitura de Arcoverde participa do combate à febre aftosa

A Prefeitura de Arcoverde apoia a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que acontece em todo o Estado até o dia 30 de novembro. Todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser imunizado para manter o status de área livre de febre aftosa com vacinação. 

Desde 2014, Pernambuco está certificado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) como área livre de aftosa com vacinação, fato que permite o comércio dos rebanhos pernambucanos com todos os estados da federação e com outros países. Para manter o status os mais de 103 mil produtores devem adquirir as vacinas nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Adagro. A vacina só é eficaz se conservada no gelo e deve ser aplicada nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde, para evitar o estresse dos animais.

Todo o rebanho deve ser imunizado, inclusive os recém-nascidos. O criador que não vacina e nem declara fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal - GTA e não pode se cadastrar em programas do Governo, além de pagar multa.


Foto: Divulgação Adagro

Nenhum comentário: