quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Fórum debateu prioridades de acessibilidade em Arcoverde

Na noite desta terça-feira (17), no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa aconteceu o I Fórum de Acessibilidade de Arcoverde. O evento foi realizando entre uma parceria da Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Assistência Social, Lions de Arcoverde, Mens Sana e o Coletivo de Fisioterapeutas de Arcoverde.

Estiveram presentes ao Fórum a prefeita Madalena Britto, as secretárias municipais, Andréia Britto e Patrícia Padilha; as vereadoras Cleriane e Luiza Margarida; representantes do Lions, Warley Morais e Major Marcelino; universitários, alunos da rede pública de ensino, sociedade civil, profissionais da área de saúde, em especial os fisioterapeutas; representando a OAB-Arcoverde, o advogado Rogério Soriano; o comandante do 3º BPM, coronel Sá; a coordenadora do Mens Sana, Liege Nogueira e Ivana Carla representando a Gerencia Regional de Educação.

Ao todo cerca de 300 pessoas se inscreveram para assistirem as três palestras que foram proferidas neste primeiro Fórum. ‘Acessibilidade, você sabe o que é isso?’ foi a primeira palestra da noite e teve como palestrante o major Marcelino Carvalho. Já a segunda palestra foi proferida pela professora Fátima Leal e teve como tema ‘Os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência’. Por fim, os fisioterapeutas, Dr Thiago Pereira e Dr Rubens Santos, fizeram uma apresentação com o tema: ‘Panorama Geral da Fisioterapia em Arcoverde.

“A ideia deste fórum é escutar vocês e ver o que se pode fazer em busca de melhorias na área de acessibilidade”, defendeu o presidente do Lions Clube, Warley Morais, que também apresentou algumas das ações do Lions com o poder público, como por exemplo, o PE Conduz, o banco de cadeiras de rodas, e a abertura de 250 rampas de acessibilidade. Por fim, ele apresentou um projeto futuro que é o Hospital de Olhos, e que vai combater a cegueira. Este projeto será uma parceria entre a Prefeitura de Arcoverde, Lions e a Fundação Altino Ventura.

A prefeita Madalena Britto em sua fala destacou que muito já foi feito, mas que sabe que ainda Arcoverde não chegou ao ideal e por isso busca sempre aprimorar a acessibilidade de todas as pessoas com deficiência. “Desde 2013 o município conta com 35 alunos na rede pública municipal com 28 professores especializados, transporte e cuidadores”, afirmou ela.

Temas como ensino da linguagem em libras, a importância da bengala, a importância do tratamento com a Ecoterapia e com Pilates e o que se pode melhorar em Arcoverde a respeito da mobilidade, foram alguns dos assuntos levantados e debatidos pelos palestrantes e inscritos no evento.


Fotos: Patrícia Padilha 

Nenhum comentário: