quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Exposição Nordestina é oportunidade para pequenos produtores melhorarem a qualidade dos rebanhos‏

Durante a 74ª edição da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ENAPD), que será realizada de 15 a 22 de novembro, no Parque Prof. Antônio Coelho, no Recife (PE), serão realizados 10 leilões de caprinos, ovinos, bovinos, equinos. Além disso, também estarão à disposição animais que poderão ser comprados diretamente aos pecuaristas. “Todos os anos, a ENAPD se apresenta como uma grande oportunidade para pequenos, médios e grandes criadores adquirirem exemplares selecionados para melhorar a qualidade genética dos seus rebanhos”, afirma Emanuel Rocha, presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC).

Segundo ele, na maioria dos casos, os animais arrematados nos leilões podem ser pagos em até 24 prestações, o que facilita a aquisição principalmente para os pequenos produtores rurais. Com o investimento em animais de alto padrão genético, é possível melhorar a produtividade de carne e de leite, o que traz ganho de renda para os pecuaristas. Segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), 80% do gado reprodutor brasileiro são formados por “cabeceira de boiada” - gado comum, onde o produtor escolhe o melhor animal de seu rebanho para se tornar o reprodutor. A mesma lógica vale para os rebanhos de caprinos, ovinos e equinos.

Este ano, deverão estar em exibição os bovinos das raças Nelore, Guzerá, Gir, Holandês, Sindi, Jersey, Pardo Suíço e Girolando. De equinos, estarão presentes as raças Mangalarga Marchador, Quarto de Milha, Campolina e Pôneis. Além disso, estarão em exposição ovinos das raças Santa Inês, Dorper, White Dorper e Somalis. No segmento de caprinos, estarão representadas as raças Anglonubiana, Toggenburg, Boer e Savana. Pelo segundo ano consecutivo, será realizada durante a Exposição Nordestina de Animais, a Nacional de Ovinos da Raça Santa Inês. Com isso, o parque deverá receber cerca de 800 animais só dessa raça vindos de 11 estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Nenhum comentário: