domingo, 29 de novembro de 2015

Madalena mobiliza secretariado e sociedade civil para combater o Aedes aegypt

A prefeita Madalena Britto fez uma reunião com todo o secretariado e, posteriormente, com a sociedade civil organizada para discutir uma grande campanha de combate ao mosquito Aedes aegypt. Seu objetivo é organizar uma ação integrada de todas as áreas, ampliando o combate que já é realizado pela Prefeitura de Arcoverde. “Estamos conclamando toda a população para somar esforços, no sentido de orientar e conscientizar o que precisa ser feito para enfrentar este mosquito e acabar com a Dengue e Chikungunya na Cidade”, disse. 

Na manhã desta segunda-feira, dia 30, vários funcionários da Municipalidade começam um grande mutirão de combate ao mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya, nas comunidades de Barragem, Imagel e Petrópolis, que ficam no bairro do São Cristóvão. A meta é orientar e prevenir toda a população, com o apoio dos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde, da Secretaria de Saúde de Arcoverde.

A Secretaria de Obras vai realizar, em conjunto, um grande mutirão de limpeza nos terrenos baldios e nos canais; dar apoio aos Agentes de Endemias e de Saúde nas visitas às residências; coletar qualquer material sem uso, que possa servir de criadouro para o mosquito; e fazer o trabalho de conscientização na coleta do lixo.

Esta força tarefa de combate ao Aedes Aegypti vai atender a todos os bairros da cidade. Na primeira semana, será assim: dia 30/11 – Barragem, Imagel e Petrópolis; 01/12 – Faculdade, Vila da Rodoviária, AABB, Vila do Presídio, Jardim da Serra, ruas próximas a GRE e GERES; 02/12 – Tamboril, Cagepe, ruas próximas a Oca do Buda e ruas próximas a do motorista; 03/12¬ – COHAB II, Veraneio, Alfredo Souza Padilha; 04/12 – Boa Esperança e Cidade Jardim.

As igrejas Católica e Evangélicas já estão trabalhando no sentido de conscientizar os fiéis sobre a importância de prevenir a doença. A sociedade civil organizada também está engajada nesta luta que não é só da Prefeitura, mas de todos que moram em Arcoverde.

Nesta segunda-feira, dia 30, a prefeita Madalena Britto participa em Gravatá de reunião convocada pelo governador Paulo Câmara sobre o Plano Estadual de Enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika). Neste encontro estarão presentes os ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi, além do secretário de Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior

Na próxima semana, haverá agendamento para novos bairros e comunidades até atender toda a população de Arcoverde. Quem tiver entulhos dentro de casa deve colocar na calçada para serem recolhidos seguindo o calendário que está sendo divulgado. As pessoas devem ter cuidado com os possíveis criadouros do mosquito, tapando e verificando caixas d’água, calhas, tonéis, cisternas, para evitar possíveis focos de Dengue.

Fotos: David Mayer

Nenhum comentário: