quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Modelo de Gestão de PE é destaque em evento sobre governança realizado no Rio Grande do Norte

O Governo de Pernambuco, através de convite feito à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), se fez presente, nesta quarta-feira (4), no painel sobre experiências de planejamento em estados brasileiros. O evento foi realizado pelo Governo do Rio Grande do Norte em parceria com o Instituto Publix. O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Seplag, Maurício Cruz, e a ex-secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais Renata Vilhena, apresentaram detalhes do trabalho de Governança realizado em Pernambuco e Minas Gerais, respectivamente.   

“É uma honra ser convidado pelo Governo potiguar e pelo Instituto Publix para apresentar nossa experiência de Modelo de Gestão. O convite já é o reconhecimento de que, apesar das dificuldades, nosso modelo é referência e considerado uma iniciativa exitosa. Tivemos a oportunidade, após as apresentações, de realizar um valioso debate com 100 gestores públicos do Rio Grande do Norte envolvidos no processo”, afirma Maurício.

O secretário diz que foram abordadas as dificuldades enfrentadas para a consolidação dos modelos, tanto em Minas, quanto em Pernambuco. “Houve uma grande troca de experiências com ênfase no uso do benchmarking em planos estratégicos de longo prazo, ferramentas e práticas de planejamento e gestão, análise e reestruturação organizacional do Estado e mapeamento e modernização de processos”, acrescenta.

A iniciativa faz parte da programação de palestras, cursos e oficinas de capacitação do Painel Governança Inovadora, um projeto de Modernização da Gestão Pública do Governo do Rio Grande do Norte, coordenado pela Secretaria de Planejamento potiguar sob a consultoria do Instituto Publix. Iniciado em agosto passado, o Governança Inovadora está dividido em três eixos (estratégia, estrutura e processos) e já promoveu o encontro de quase 20 grupos focais envolvendo representantes de diversos setores da sociedade civil organizada.

Para o secretário de Planejamento e Finanças do Rio Grande do Norte, Gustavo Nogueira, conhecer experiências de sucesso na área de planejamento vai ampliar a visão do Estado sobre os desafios que terá pela frente. “É muito importante para nós, que estamos com o projeto Governança Inovadora em curso, conhecer experiências que deram certo. Podemos tanto tomá-las como referência como evitar que alguns erros cometidos nesses Estados não se repitam conosco. Trazer esse painel para o nosso Estado mostra, sobretudo, que estamos buscando nos atualizar”, declara.   

Nenhum comentário: